Antes de responder ao título, vamos falar sobre identidade visual. Quando pensamos nela, logo pensamos em empresas, em ambiente corporativo. Mas, o que, de fato, ela é? Em suma, pode-se dizer que são os elementos cuja junção dá origem à identidade de um projeto gráfico, como, por exemplo, a fonte (tipo de letra), a estampa, a paleta de cores, o monograma (logo com as iniciais do casal).
Agora, pensando nesse conceito bem resumido, voltamos ao título: “Identidade visual para casamento?” Sim, ou melhor, com certeza. A resposta vem absoluta e imediata quando vemos fotos e elas nos mostram o quanto faz diferença um ambiente bem pensado e projetado, no qual os detalhes são complementos uns dos outros e não ficam “disputando atenção, nem poluindo os olhos com tantas cores e informações”. Para visualizar, vamos olhar algumas fotos de Lucas Moreira, do casamento de Bianca e Pedro, no dia 03/09/2022, na Casa de Chá, e escolheram a cor marsala como grande destaque na paleta, e no casório.
E quando falamos em casamentos - e festas de um modo geral -, podemos dizer que esses pontos englobam todos os sonhos dos noivos (ou dos anfitriões), pois, todos os demais itens são pautados e definidos a partir da identidade visual, tais quais convites, lembranças dos padrinhos, site do casamento, decoração, cores dos robes para o Dia da Noiva, das madrinhas e padrinhos (se houver definição), daminhas e pajens, cardápios, kits toaletes, doces (caixetas, fôrmas e embalagens), bolo, lembrancinhas e sandálias para convidadas.
Assim sendo, a sugestão é que a criação da identidade visual comece com oito meses de antecedência e de 1 ano, se for destination wedding, pois, é fundamental que os noivos conheçam o espaço antes dos preparativos. Tal prazo é necessário pois, lembre-se, todos os profissionais vão se pautar no projeto - nele, será possível identificar o estilo do casal, a aparência e a sensação que os noivos querem sentir e qual a vibe querem proporcionar aos convidados.
Agora digam? Uma boa identidade visual não faz toda diferença, literalmente, do início ao fim do casamento????
No final, sempre a grande dica é: transformem este momento de definições em bons momentos a dois, conversem, vejam o quê combina com cada um e com os dois, afinal, aquele será o grande momento e o primeiro passo das vidas de vocês juntos.