Identidade visual para casamento?

Antes de responder ao título, vamos falar sobre identidade visual. Quando pensamos nela, logo pensamos em empresas, em ambiente corporativo. Mas, o que, de fato, ela é? Em suma, pode-se dizer que são os elementos cuja junção dá origem à identidade de um projeto gráfico, como, por exemplo, a fonte (tipo de letra), a estampa, a paleta de cores, o monograma (logo com as iniciais do casal).


Agora, pensando nesse conceito bem resumido, voltamos ao título: “Identidade visual para casamento?” Sim, ou melhor, com certeza. A resposta vem absoluta e imediata quando vemos fotos e elas nos mostram o quanto faz diferença um ambiente bem pensado e projetado, no qual os detalhes são complementos uns dos outros e não ficam “disputando atenção, nem poluindo os olhos com tantas cores e informações”. Para visualizar, vamos olhar algumas fotos de Lucas Moreira, do casamento de Bianca e Pedro, no dia 03/09/2022, na Casa de Chá, e escolheram a cor marsala como grande destaque na paleta, e no casório. 

Flores da festa na paleta Marsala

E quando falamos em casamentos - e festas de um modo geral -, podemos dizer que esses pontos englobam todos os sonhos dos noivos (ou dos anfitriões), pois, todos os demais itens são pautados e definidos a partir da identidade visual, tais quais convites, lembranças dos padrinhos, site do casamento, decoração, cores dos robes para o Dia da Noiva, das madrinhas e padrinhos (se houver definição), daminhas e pajens, cardápios, kits toaletes, doces (caixetas, fôrmas e embalagens), bolo, lembrancinhas e sandálias para convidadas. 

Convite com a fonte marsala

Caixas dos padrinhos

Votos do casal

Porta alianças

Sandálias das convidadas

Robes para o Dia da Noiva

Buquê da noiva

Assim sendo, a sugestão é que a criação da identidade visual comece com oito meses de antecedência e de 1 ano, se for destination wedding, pois, é fundamental que os noivos conheçam o espaço antes dos preparativos. Tal prazo é necessário pois, lembre-se, todos os profissionais vão se pautar no projeto - nele, será possível identificar o estilo do casal, a aparência e a sensação que os noivos querem sentir e qual a vibe querem proporcionar aos convidados.

Lounge

Ambiente “instagramável” - backdrop para fotos

Leques e lenços

Porta guardanapos

Bem casados da festa - com fitas e nomes do casal na cor marsala

Laço fofo na cabeça da daminha e lapela do noivo na cor marsala

Agora digam? Uma boa identidade visual não faz toda diferença, literalmente, do início ao fim do casamento????

No final, sempre a grande dica é: transformem este momento de definições em bons momentos a dois, conversem, vejam o quê combina com cada um e com os dois, afinal, aquele será o grande momento e o primeiro passo das vidas de vocês juntos.





Estrutura para cerimônias ao ar livre

Trocar as alianças em um entardecer, garantir aquela foto do beijo no pôr do sol, com os “pés na areia ou no jardim”, com o mar ou o campo como  cenários naturais. Muitos casais sonham com esse clima mais leve - e até caseiros, em algumas situações -, mas essa escolha requer atenção especial a alguns detalhes que podem extrapolar a planilha financeira e gerar preocupações de última hora, se não forem pontuados e bem planejados com antecedência. 


  • Assim como em todos os detalhes, quando se fala em estrutura de festa, o gosto e a personalidade do casal precisam estar impressos na cerimônia. Então, a primeira pergunta é: qual a sua preferência, cerimônia e recepção integrados, ou que aconteçam no mesmo local, mas em ambientes diferentes? É a partir da resposta que o projeto começa a ser esboçado;


  • Veja, no espaço onde será o casamento, quais os ambientes com coberta, pois, os serviços essenciais (buffet, mesa de bolo e doces, bem casados, barman, etc),  podem funcionar nesses espaços. Caso optem pela cerimônia a céu aberto, fiquem atentos a previsão do tempo e acompanhe, junto com a assessoria e cerimonial, nos aplicativos. É importante fazer cotações prévias com empresas de estruturas, baseando-se na metragem definida pelo decorador, para que tenha uma estrutura bem feita e bem planejada na sua celebração. Faça até o último momento, mas, caso haja previsão de chuva, contrate uma coberta de acordo com o ambiente;


  • É necessário pensar no cortejo: os padrinhos, os pais, os avós, as crianças, vão transitar no caminho. Ele é confortável? É o seu sonho casar “pé na areia”? Se sim, deixe isso claro para os convidados e para os padrinhos, para eles se planejarem e irem confortáveis. Caso não, atente ao “piso” do cerimônia, se há grama ou areia, pois, em algumas situações, é necessário alugar passarela de cortejo, tablados para o altar, e até mesmo dos convidados;


  • Converse com os fornecedores de decoração, foto, filmagem e som para que detalhes naturais não interfiram no resultado final: luz do sol (não estoure as imagens) ou vento e barulho do mar (não interfira no som).


Esses são alguns detalhes, mas, claro, cada situação é específica. Converse com a sua assessoria, “lápis e planner” nas mãos e com tudo bem definido, com certeza, a natureza fará do SIM de vocês ainda mais lindo. 


Ah, e só mais uma dica: indique no convite qual o traje mais indicado para os seus convidados. Faça recomendações baseadas na localização, estilo e a temperatura do local, pois, certamente, muitos dos seus virão de outras cidades, estados e até países diferentes. 


Para inspirar, selecionei alguns casamentos assinados pela equipe da Criativas, na praia e no campo, com pé na areia, na grama, ou, o “mar e o jardim” de cenários naturais. 



Buffet, um grande protagonista da festa 

Atire a primeira pedra quem vai à uma festa e não observa o que é oferecido aos convidados. E quem nunca fez ou ouviu comentários quando não estava saboroso ou a quantidade ou serviço estavam além do esperado ou deixou a desejar? Seguramente, o buffet é um dos protagonistas da festa, e, assim sendo, mais uma marca dela: quando tem um bom serviço e uma boa comida encanta e será lembrada, podem se passar dez anos. 

Mais uma vez, destaco a importância da assessoria. Muito além da comida, é fundamental pensar na logística, de como será servida e como chegará ao local da festa - quando acontecem fora do estado. É necessário entender o perfil da festa e dos convidados, dizer de onde são, de onde estão vindo, quais as culturas deles, do que gostam, se há alguma restrição alimentar para, junto com os profissionais da empresa, montar um cardápio. Eles são bem flexíveis neste sentido, têm várias opções que podem ser personalizadas de acordo com a realidade do casal, da debutante, do aniversariante, da empresa (no caso dos eventos corporativos)... 

Por isso a degustação é muito importante, pois, é nela que será alinhada a sistemática, a apresentação da comida, a forma de servir (quais suportes); é o momento do fechamento, de entender se, além do sabor, está de acordo com o perfil da festa e do público dela. 

Para inspirar, algumas fotos de degustação de buffet e eventos assinados pela Criativas, nos três estilos mais procurados pelos clientes da empresa. 


  1. COQUETEL VOLANTE

Este é o mais indicado para comemorações mais rápidas, como, por exemplo, casamentos em restaurantes, festas de aniversário. São servidos aperitivos, entradinhas e pequenas porções individuais, com drinques e outras bebidas. É, digamos, um complemento da Mesa Americana: os garçons oferecem as entradinhas para quem quer apenas degustar, preferem beber a comer, e quando sentem fome, servem-se na mesa.


2. SERVIÇO À AMERICANA

Mais usual, pois os convidados têm a liberdade de se servirem do quê, na quantidade e no momento desejados. Em mesas e/ou ilhas com as opções de comidas da festa. Geralmente há uma mesa principal com as opções expostas que podem ser complementadas por ilhas ou estações. Mas, vale ressaltar: a proposta não exclui a importância dos garçons, que darão suporte aos convidados enquanto se servem. Era a conhecida Mesa de Frios, com pães, queijos, grissinis… em um determinado momento, fechava-se para servir o jantar. Para não ter essa parada para anunciar e as festas brasileiras, que são mais despojadas, criou-se a Mesa Americana, com itens de frios e jantar.

Serviço à francesa - pouco usual. É indicado para casais que optam por algo mais intimista, para poucos convidados em restaurantes, onde acontece muito. Nele, o cardápio fica exposto na mesa e a pessoa escolhe a entrada, o prato principal e a sobremesa. 

3. CASAMENTO NA PRAIA 

O clima praiano sugere pratos leves e refrescantes. Os frutos do mar devem estar em evidência, como camarão, peixe, lagosta, uma boa paella, e saladas variadas. Drinks de frutas, vinho branco e espumante devem ser os destaques quando se trata de bebidas. Duas questões precisam ser alinhadas com bastante atenção: a possibilidade de algum convidado ter restrição alimentar, e se a empresa tem carro de frigorífico para acondicionar bem e a comida não estragar. 

E a Criativas, como assessoria completa, acompanha o casal em absolutamente tudo. Daniella e Priscila verificam todas as possibilidades para garantir que a festa seja a cara e a personalidade de cada cliente. Quer ter uma ideia de como são esses momentos? Olha as fotos de Pri, e imagina como as degustações são divertidas e deliciosas. 










Estilos de decorações de casamentos 

Das primeiras grandes decisões do casal quando começa a planejar o casamento, deve ser o estilo da decoração. Ela será o maestro para o “grand finale”, pois, todas as demais escolhas devem harmonizar com o estilo, o contexto e as cores da décor - dos convites, passando pelo vestido da noiva, à atração musical. 


De fato, a cada ano mudam as tendências, a cada tempo a moda muda, mas, a maior dica é: imprimam as características de vocês, os grandes anfitriões da noite, da tarde ou da manhã, como vocês preferirem viver esse sonho. Para ajudar e inspirar, vamos falar um pouco dos três estilos que são mais eleitos pelos noivos da Criativas, com fotos reais de casamentos realizados pela equipe da empresa.


CLÁSSICO

Este é o mais indicado para os noivos com perfis mais tradicionais e românticos. O clássico normalmente é realizado à noite, em igrejas e casas de recepções, com cristais, pratarias, louças de porcelana, cujo branco serve com base na paleta de cores, acompanhado de tons suaves, como bege, salmão, rosa, azul, em mobiliários e florais. 

PRAIANO

Se pudéssemos buscar inspiração em uma música para um casamento praiano, talvez a “País Tropical”, de Jorge Ben, seria a que mais nos desse dicas: “Moro, num país tropical / abençoado por Deus / e bonito por natureza  (mas, que beleza)”. 

É que esse estilo, assim como a letra, é perfeito para investir em cores, tecidos leves, flores e frutas típicas do nosso Brasil, como, coco, laranja, abacaxi e limões taiti, galego e siciliano. O toque rústico compõe a “decoração que Deus nos presenteou”, através de peças de artesanato feitas de sisal, carnaúba, fibras e até argila e barro, tão presentes na arte pernambucana.

BOHO CHIC 

Podemos resumir como uma junção do clássico com o rústico. O boho chic oferece tanta liberdade que se pode apostar em móveis com estilo mais campestre e itens elegantes, como, lustres, tapetes, pratarias, antiguidades. A paleta de cores pode ser ousada, com tons de laranja, amarelo, rosa, azul mais fortes, até o marsala. 

Assim sendo, a tendência é que este estilo aconteça em hotéis, restaurantes (clássicos), jardins, fazendas, chácaras, sítios (rústico), resortes e casa de praia (praianos), no fim do dia, para que o pôr do sol seja a principal e mais bonita luz durante a troca de votos, e com festas que vão madrugada a dentro. 








Processo de Casamento Religioso

Vocês vão se casar na igreja Católica Apostólica Romana? Então, pega o seu planner (se são noivos da Criativas com certeza têm; as meninas sabem receber bem, não é mesmo?), lê este post até o fim, que terão informações importantíssimas, afinal, o processo do casamento precisa estar completo e com todas as assinaturas. São, basicamente, dois passos: 

1º Entregar os documentos que integrarão o processo na secretaria da Paróquia onde um dos noivos reside, 90 (noventa) dias, ou seja, 03 (três) meses antes da data do casamento. 

São eles:

  • Certidão de Batismo (batistério) - expedida pela Paróquia onde o batismo foi realizado, expressamente para fins matrimoniais, com data de até 06 (seis) meses; 

  • Certificado do Encontro de Noivos - validade de 06 (seis) meses;

  • Cópias do RG e comprovante de residência dos noivos;

  • Atestado de óbito do cônjuge anterior, quando se trata de nubente viúvo (a);

  • Certidão de Casamento Civil (cópia) - quando se trata de cônjuges já casados civilmente entre si;

  • Certidão de Habilitação para casamento civil - se for RELIGIOSO COM EFEITO CIVIL (celebrado simultaneamente com o matrimônio religioso). Esta Certidão de Habilitação é emitida pelo cartório de Registro Civil e tem validade de 90 dias. Depois de celebrado o matrimônio, o Termo Avulso (comprovação do casamento emitido pela Igreja) deve ser levado ao cartório até 30 dias após a cerimônia religiosa. 

2º Após corridos os proclamas (três domingos), o processo será finalizado e entregue na secretaria da Paróquia onde o casamento será realizado

Lembram-se que comecei falando do planner? Agora é hora de atualizar o seu: marque o dia exato que faltarão 03 (três) meses para o casamento com um lembrete: “DAR ENTRADA NO PROCESSO”. Procurem a Paróquia onde um de vocês dois mora, tire as possíveis dúvidas e já leve todos os documentos quando o dia sinalizado no planejamento chegar. Programando-se e se organizando em tempo hábil, com certeza, este também será um leve e feliz passo rumo ao altar, como deve ser cada um deles. 

Fotos: @antoniofelixfotografos 

15 igrejas para se casar em Pernambuco

Das grandes riquezas de Pernambuco, a história é, sem dúvidas, uma das maiores, seja local ou do Brasil. E as igrejas são importantes elementos que compõem as narrativas ao longo dos séculos, até os tempos mais atuais. O nosso estado é privilegiado por ter tantas igrejas, construídas há séculos ou mais recentes, grandiosas ou mais íntimas; os templos são lugares especiais com detalhes, sentimentos, dimensão espiritual (quaisquer que sejam as suas crenças).

Apenas na Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR), são 150 paróquias (território composto por várias igrejas), distribuídas pelos municípios de Olinda e Recife (sedes), Abreu e Lima, Amaraji, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Escada, Fernando de Noronha, Igarassu, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Paulista, Pombos, Primavera, São Lourenço da Mata e Vitória de Santo Antão.

Inclusive, uma curiosidade: a Igreja de São Cosme e São Damião, em Igarassu (PE), é considerada a mais antiga existente no Brasil, cuja origem foi no século XVI, em 1535.

O fato é que cada uma tem a sua história arquitetônica e, talvez, com você, pois, além de ser o seu casamento, poderá ter sido onde seus familiares e amigos casaram. 

Com certeza a escolha do local do casamento é muito pessoal, e o mais importante é que vocês se identifiquem. Lembrem-se de considerar as conexões, a quantidade de convidados, e as regras de cada igreja. Para ajudar e inspirar vocês, preparamos uma lista com 15 igrejas do nosso estado:

1.Basílica do Carmo

Endereço: Av. Dantas Barreto, 646 - Santo Antônio, Recife - PE, 50020-000

2. Basílica da Penha

Endereço: Praça Dom Vital - São José, Recife - PE, 50020-280

3. Capela da Jaqueira 

Av. Rui Barbosa, s/n, Praça da Jaqueira, Jaqueira

4. Capela Nossa Senhora das Graças (Instituto Ricardo Brennand)

R. Mário Campelo, 700 - Várzea, Recife - PE, 50741-904

5. Capela São Benedito (Carneiros)

Sítio Igrejinha dos Carneiros Via Litorânea dos Carneiros s/n Lote 6A-5, Tamandaré - PE, 55578-000

6. Convento São Francisco (Olinda)

R. de São Francisco, 280 - Carmo, Olinda - PE, 53120-010

7. Igreja Madre de Deus

Cais da Alfândega - Recife, PE, 50030-100

8 . Igreja Matriz do Espinheiro

Rua Conselheiro Portela - Graças, Recife - PE, 52020-030

9. Igreja de Nossa Senhora Conceição dos Militares

R. Nova, 309 - Santo Antônio, Recife - PE, 50010-100

10. Igreja de São José dos Manguinhos 

Endereço: Av. Rui Barbosa, S/N - Graças, Recife - PE, 52050-000

11. Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos 

 R. Estreita do Rosário, s/n - Santo Antônio, Recife - PE, 50010-140

12. Mosteiro de São Bento 

R. de São Bento, s/n - Varadouro, Olinda - PE, 53020-080 

13. Ordem Terceira de São Francisco

R. do Imperador Pedro II, S/N - Santo Antônio, Recife - PE, 50010-240

14. Ordem Terceira do Carmo (Igreja Santa Tereza D´Avila)

Avenida Dantas Barreto, 646, Santo Antônio, Recife - PE

15. Santuário Nossa Senhora dos Prazeres (Monte dos Guararapes)

Rua Monte dos Guararapes, s/n, Jaboatão dos Guararapes - PE, 54325-349


Fotos: reprodução de internet