Buffet, um grande protagonista da festa 

Atire a primeira pedra quem vai à uma festa e não observa o que é oferecido aos convidados. E quem nunca fez ou ouviu comentários quando não estava saboroso ou a quantidade ou serviço estavam além do esperado ou deixou a desejar? Seguramente, o buffet é um dos protagonistas da festa, e, assim sendo, mais uma marca dela: quando tem um bom serviço e uma boa comida encanta e será lembrada, podem se passar dez anos. 

Mais uma vez, destaco a importância da assessoria. Muito além da comida, é fundamental pensar na logística, de como será servida e como chegará ao local da festa - quando acontecem fora do estado. É necessário entender o perfil da festa e dos convidados, dizer de onde são, de onde estão vindo, quais as culturas deles, do que gostam, se há alguma restrição alimentar para, junto com os profissionais da empresa, montar um cardápio. Eles são bem flexíveis neste sentido, têm várias opções que podem ser personalizadas de acordo com a realidade do casal, da debutante, do aniversariante, da empresa (no caso dos eventos corporativos)... 

Por isso a degustação é muito importante, pois, é nela que será alinhada a sistemática, a apresentação da comida, a forma de servir (quais suportes); é o momento do fechamento, de entender se, além do sabor, está de acordo com o perfil da festa e do público dela. 

Para inspirar, algumas fotos de degustação de buffet e eventos assinados pela Criativas, nos três estilos mais procurados pelos clientes da empresa. 


  1. COQUETEL VOLANTE

Este é o mais indicado para comemorações mais rápidas, como, por exemplo, casamentos em restaurantes, festas de aniversário. São servidos aperitivos, entradinhas e pequenas porções individuais, com drinques e outras bebidas. É, digamos, um complemento da Mesa Americana: os garçons oferecem as entradinhas para quem quer apenas degustar, preferem beber a comer, e quando sentem fome, servem-se na mesa.


2. SERVIÇO À AMERICANA

Mais usual, pois os convidados têm a liberdade de se servirem do quê, na quantidade e no momento desejados. Em mesas e/ou ilhas com as opções de comidas da festa. Geralmente há uma mesa principal com as opções expostas que podem ser complementadas por ilhas ou estações. Mas, vale ressaltar: a proposta não exclui a importância dos garçons, que darão suporte aos convidados enquanto se servem. Era a conhecida Mesa de Frios, com pães, queijos, grissinis… em um determinado momento, fechava-se para servir o jantar. Para não ter essa parada para anunciar e as festas brasileiras, que são mais despojadas, criou-se a Mesa Americana, com itens de frios e jantar.

Serviço à francesa - pouco usual. É indicado para casais que optam por algo mais intimista, para poucos convidados em restaurantes, onde acontece muito. Nele, o cardápio fica exposto na mesa e a pessoa escolhe a entrada, o prato principal e a sobremesa. 

3. CASAMENTO NA PRAIA 

O clima praiano sugere pratos leves e refrescantes. Os frutos do mar devem estar em evidência, como camarão, peixe, lagosta, uma boa paella, e saladas variadas. Drinks de frutas, vinho branco e espumante devem ser os destaques quando se trata de bebidas. Duas questões precisam ser alinhadas com bastante atenção: a possibilidade de algum convidado ter restrição alimentar, e se a empresa tem carro de frigorífico para acondicionar bem e a comida não estragar. 

E a Criativas, como assessoria completa, acompanha o casal em absolutamente tudo. Daniella e Priscila verificam todas as possibilidades para garantir que a festa seja a cara e a personalidade de cada cliente. Quer ter uma ideia de como são esses momentos? Olha as fotos de Pri, e imagina como as degustações são divertidas e deliciosas.