Estrutura para cerimônias ao ar livre

Trocar as alianças em um entardecer, garantir aquela foto do beijo no pôr do sol, com os “pés na areia ou no jardim”, com o mar ou o campo como  cenários naturais. Muitos casais sonham com esse clima mais leve - e até caseiros, em algumas situações -, mas essa escolha requer atenção especial a alguns detalhes que podem extrapolar a planilha financeira e gerar preocupações de última hora, se não forem pontuados e bem planejados com antecedência. 


  • Assim como em todos os detalhes, quando se fala em estrutura de festa, o gosto e a personalidade do casal precisam estar impressos na cerimônia. Então, a primeira pergunta é: qual a sua preferência, cerimônia e recepção integrados, ou que aconteçam no mesmo local, mas em ambientes diferentes? É a partir da resposta que o projeto começa a ser esboçado;


  • Veja, no espaço onde será o casamento, quais os ambientes com coberta, pois, os serviços essenciais (buffet, mesa de bolo e doces, bem casados, barman, etc),  podem funcionar nesses espaços. Caso optem pela cerimônia a céu aberto, fiquem atentos a previsão do tempo e acompanhe, junto com a assessoria e cerimonial, nos aplicativos. É importante fazer cotações prévias com empresas de estruturas, baseando-se na metragem definida pelo decorador, para que tenha uma estrutura bem feita e bem planejada na sua celebração. Faça até o último momento, mas, caso haja previsão de chuva, contrate uma coberta de acordo com o ambiente;


  • É necessário pensar no cortejo: os padrinhos, os pais, os avós, as crianças, vão transitar no caminho. Ele é confortável? É o seu sonho casar “pé na areia”? Se sim, deixe isso claro para os convidados e para os padrinhos, para eles se planejarem e irem confortáveis. Caso não, atente ao “piso” do cerimônia, se há grama ou areia, pois, em algumas situações, é necessário alugar passarela de cortejo, tablados para o altar, e até mesmo dos convidados;


  • Converse com os fornecedores de decoração, foto, filmagem e som para que detalhes naturais não interfiram no resultado final: luz do sol (não estoure as imagens) ou vento e barulho do mar (não interfira no som).


Esses são alguns detalhes, mas, claro, cada situação é específica. Converse com a sua assessoria, “lápis e planner” nas mãos e com tudo bem definido, com certeza, a natureza fará do SIM de vocês ainda mais lindo. 


Ah, e só mais uma dica: indique no convite qual o traje mais indicado para os seus convidados. Faça recomendações baseadas na localização, estilo e a temperatura do local, pois, certamente, muitos dos seus virão de outras cidades, estados e até países diferentes. 


Para inspirar, selecionei alguns casamentos assinados pela equipe da Criativas, na praia e no campo, com pé na areia, na grama, ou, o “mar e o jardim” de cenários naturais.