Processo de Casamento Religioso

Vocês vão se casar na igreja Católica Apostólica Romana? Então, pega o seu planner (se são noivos da Criativas com certeza têm; as meninas sabem receber bem, não é mesmo?), lê este post até o fim, que terão informações importantíssimas, afinal, o processo do casamento precisa estar completo e com todas as assinaturas. São, basicamente, dois passos: 

1º Entregar os documentos que integrarão o processo na secretaria da Paróquia onde um dos noivos reside, 90 (noventa) dias, ou seja, 03 (três) meses antes da data do casamento. 

São eles:

  • Certidão de Batismo (batistério) - expedida pela Paróquia onde o batismo foi realizado, expressamente para fins matrimoniais, com data de até 06 (seis) meses; 

  • Certificado do Encontro de Noivos - validade de 06 (seis) meses;

  • Cópias do RG e comprovante de residência dos noivos;

  • Atestado de óbito do cônjuge anterior, quando se trata de nubente viúvo (a);

  • Certidão de Casamento Civil (cópia) - quando se trata de cônjuges já casados civilmente entre si;

  • Certidão de Habilitação para casamento civil - se for RELIGIOSO COM EFEITO CIVIL (celebrado simultaneamente com o matrimônio religioso). Esta Certidão de Habilitação é emitida pelo cartório de Registro Civil e tem validade de 90 dias. Depois de celebrado o matrimônio, o Termo Avulso (comprovação do casamento emitido pela Igreja) deve ser levado ao cartório até 30 dias após a cerimônia religiosa. 

2º Após corridos os proclamas (três domingos), o processo será finalizado e entregue na secretaria da Paróquia onde o casamento será realizado

Lembram-se que comecei falando do planner? Agora é hora de atualizar o seu: marque o dia exato que faltarão 03 (três) meses para o casamento com um lembrete: “DAR ENTRADA NO PROCESSO”. Procurem a Paróquia onde um de vocês dois mora, tire as possíveis dúvidas e já leve todos os documentos quando o dia sinalizado no planejamento chegar. Programando-se e se organizando em tempo hábil, com certeza, este também será um leve e feliz passo rumo ao altar, como deve ser cada um deles. 

Fotos: @antoniofelixfotografos