Casamento Civil e Religioso com Efeito Civil

E vamos para mais uma etapa do planejamento do casamento que gera muitas dúvidas nos casais que estão se preparando! Qual a diferença entre os dois, como fazer para dar entrada, qual a antecedência que precisa para isso, são dúvidas recorrentes que recebemos dos nossos clientes e por isso, mas um tema importante aqui do nosso Blog!

Os casais assessorados pela Criativas já recebem um arquivo bem completo com todas as instruções para o momento de dar entrada na preparação do matrimônio, seja ele civil ou também com efeito religioso, mas hoje, todos vocês que nos acompanham terão acesso a essas informações, não é o máximo? Então, vamos lá !

Em ambos os processos você precisa se informar e seguir as diretrizes do local onde você dará entrada, paróquia que irá reger o seu processo ou cartório mais próximo a residência de um dos dois (noivos). Indicamos que com a antecedência de 3 meses (90 dias) vocês iniciem o processo, porém, para o processo religioso das igrejas católicas, vocês já precisam estar em mãos com o Certificado de Batismo (batistério) atualizado (6 meses) e o Certificado do Curso de Noivos (que pode ser feito em qualquer paróquia católica, não precisa ser na que vocês irão casar tá? Mas também possuem validade). Então antes de qualquer coisa, corram atrás dessas duas etapas, pesquisando sobre o curso em paróquias e atualizando o certificado de batismo onde vocês foram batizados.

Vamos iniciar pelas orientações e passo a passo quanto ao casamento religioso:

•               Comparecer à Secretaria Paroquial da Igreja Matriz onde casarão para dar início ao processo do casamento. Três meses antes do dia marcado para a cerimônia levando, inicialmente, as certidões de batismo recentes e comprovantes de residência de ambos;  

•               A certidão de Batismo expedida para fins matrimoniais e com data de validade de seis meses deve ser original de ambas as partes. Sendo solicitada na Igreja onde foram batizados;

•               Em caso de algum dos noivos ser viúvo, levar para a igreja (onde estão sendo feitos os papéis para o casamento) uma cópia autenticada da certidão de óbito;

•               São necessárias cópias dos documentos dos noivos com foto (RG ou Carteira de Habilitação). Ambos precisam conter o CPF.

•               O Certificado do Encontro de Noivos (curso) tem como finalizada transmitir aos nubentes um conhecimento suficiente da doutrina da igreja a respeito do matrimônio. Poderá ser feito em qualquer paróquia, e o certificado de conclusão deverá ser entregue na Igreja onde está sendo feito o processo de casamento. Entrega-se o original e não é necessário cópia;  

•               A certidão de casamento civil é preciso quando os noivos já são casados civilmente entre si, ou seja, quando o processo civil foi realizado antes do religioso. Deve-se apresentar à Igreja Matriz onde está sendo feito o processo do casamento religioso uma cópia autenticada. Caso um dos nubentes seja divorciado civilmente, é necessário levar além desse documento, a averbação do divórcio do casamento anterior;

•               A certidão de habilitação para o casamento civil é solicitada se for celebrado simultaneamente o matrimônio civil e religioso. Deve ser apresentado na igreja o documento original, não é necessário cópia e ele não será devolvido. Esta certidão de habilitação deverá ser solicitada pelos noivos no Cartório de Registro Civil mais próximo da sua residência com antecedência de 50 dias antes do casamento, pois ela tem validade de 90 dias. Após celebrado o matrimônio, o termo avulso (comprovação do casamento fornecido pela igreja onde está sendo realizado o casamento) deve ser levado ao cartório observando o prazo de validade. Passado este prazo o casamento civil é tido como nulo; Então é importante que antes de viajarem para a lua de mel, o casal deixe organizada a devolutiva do termo ao cartório por eles mesmos ou algum responsável.

CIVIL (Para noivos Brasileiros, Solteiros e acima de 18 anos)

•               A entrada dos documentos deverá ser feita pelos noivos;

•               O cartório para dar entrada ao processo civil deve ser do mesmo bairro onde os noivos residem (Se residirem em bairros diferentes, escolher um deles para iniciar o processo);

•               Levar certidão de nascimento original do casal;

•               Levar documento com foto constando CPF (RG, CPF ou Habilitação);

•               Comprovante de residência original do casal;

•               Levar duas testemunhas para assinaturas.

•               Se orientar quanto à taxa (atual) que deverá ser paga no momento da entrada da documentação no cartório. 

CIVIL (Noivos Divorciados)

•               Cópia autenticada da certidão de Casamento anterior e da averbação do divórcio.

CIVIL (Noivos Viúvos)

•               Cópia autenticada da certidão de casamento e da certidão de óbito do cônjuge.

CIVIL (Noivos Estrangeiros)

•               Para o casamento com estrangeiros providenciar certidão consular (retirar no Consulado dos País de origem) ou Certidão de Nascimento original com carimbo da Embaixada Brasileira feita por tradutor público juramentado e registrado em cartório de títulos e documentos, ou levar uma cópia autenticada do Registro Nacional de Estrangeiros (RNE).

Então são essas as orientações para vocês que desejam se preparar para o matrimônio bem informados, com antecedência e planejamento adequado! Nesse momento de pandemia, é importante se orientar com ainda mais antecedência quanto ao formato que cada cartório/paróquia está funcionando e realizando. Em alguns casos, casamentos que seriam realizados no fórum estão, inclusive, sendo realizados remotamente através de uma ligação por vídeo com um juiz! E para casamentos em igrejas evangélicas indicamos que se orientem na igreja desejada, em algumas o curso preparatório é exigido, em outras não é necessário, o certificado de batismo também não é exigido. Ah e valem algumas últimas dicas valiosas para quem vai casar dentro das igrejas:

1)     Procurem se informar das normas e regras da igreja escolhida, muitas proíbem alguns pontos como: chuva de pétalas, velas, chuvas de arroz, passarelas de espelhos e demais itens de decoração.

2)     Se informem se na igreja escolhida são celebradas missas, se sim, os horários para que não choquem com o horário da sua cerimônia.

3)     Se a igreja possui padre e se está incluso no valor pago ou se vocês precisam/podem levar um outro celebrante. Se sim, verificar se é necessária alguma documentação/autorização específica.

4)     Marquem uma reunião/conversa com o celebrante escolhido, assistam as celebrações dos mesmos (missas ou cultos) para que possam ter um vínculo com o mesmo, bem como, entender como funciona a sua celebração.

5)     Nessa conversa esclareçam o que pode ou não acontecer na celebração: votos feitos pelo casal, músicas, entradas, homenagens, comunhão e demais momentos escolhidos por vocês.

6)     Verifiquem se existe multa para atrasos para que possam se programar com sua assessoria/cerimonial sobre isso.

Bom, esperamos ter ajudado em mais um quesito tão importante da jornada deliciosa que é o planejamento do casamento! Ainda possuem dúvidas? Fala conosco que estaremos aqui para te ajudar! Um beijo e até breve!

703.jpeg
602.jpeg
536.jpeg
487.jpeg
481.jpeg
434.jpeg
338.jpeg

Sapatos para noivas/debutantes também! Qual usar, como escolher?

Esse é um dos temas que recebemos taaaannntas dúvidas e AMAMOS ajudar na escolha, afinal, os sapatos ou sandálias fazem parte do look das noivas e devem ser escolhidos com todo cuidado e atenção. Por isso, leiam todas as dicas que colocaremos a seguir, pesquisem estilos, modelos e inspirações, consultem o (a) estilista que está fazendo ou loja onde comprará seu vestido, provem para ver como ficam nos seus pés e sejam felizes com a sua escolha!

Vamos às perguntas que mais recebemos sobre o tema?

1.    Sapato ou Sandália?

Qual você está mais acostumada a utilizar? Seu casamento será no campo/praia ou na igreja/casa de recepções? Seu estilo é mais romântico, clássico ou rústico? Todas essas respostas ajudarão na escolha entre um ou outro. O sapato fechado (boneca ou scarpin) funcionam bastante para noivas mais clássicas, românticas que seguirão esse estilo nos seus vestidos e provavelmente casarão em igrejas ou dentro de casas de festas. Na sua maior parte, também são casamentos à noite. Já as noivas mais “descoladas”, rústicas, campestres ou praianas preferem o pé mais à mostra e opções mais leves de calçado. Nesse caso, as sandálias são as mais indicadas. 

2.    Devo combinar o vestido de noiva com o calçado?

SIM, DEVE! O sapato é um complemento do vestido, a continuação do visual da noiva estará em todos os acessórios que ela usará, sejam eles brincos, colares, acessórios de cabeça, buquê e o calçado 😊 Então sigam as orientações da sua assessoria, do seu estilista ou da loja que fará o seu vestido, levem o calçado para a prova do mesmo para ver como ficará “tudo junto”. Isso ajudará bastante na escolha!

3.    Qual o salto mais confortável para noivas?

Mais uma pergunta que necessita de outras respostas para respondê-la! O tipo de salto deve ser àquele que você está mais acostumada a usar (altura, estilo), o local onde o casamento acontecerá também vai ser importante para essa escolha. Para casamentos em salões de festas, igrejas, lugares onde o piso é plano e sem grama ou areia, você pode usar e abusar de qualquer tipo de salto, só seguir o estilo do casamento e do vestido e escolher o que ficar mais confortável no seu pé. Mas, as noivas que escolheram campo ou praia, onde geralmente temos terrenos mais irregulares, indicamos o salto bloco, a annabela ou até mesmo, as rasteirinhas. Ah e uma observação importante: cuidado com os noivos mais baixinhos, se for o seu caso, usem um salto menor para não ficar maior que ele no altar tá? 😉 

4.    Sapato branco/off White ou colorido?

Tradicionalmente, as noivas preferem usar sapatos da mesma cor do vestido. Sendo assim, ao escolher um vestido branco ou off white, os sapatos acompanham. Outra possibilidade é combinar os sapatos da noiva com a cor dos detalhes do buquê, ousando em cores mais vivas ou tons pastéis que também ficam charmosos e elegantes sendo utilizados da forma correta.

5.    Posso trocar o sapato no decorrer da festa por um sem salto?

O ideal é que sua sandália ou sapato sejam tão confortáveis que não seja necessária uma troca no decorrer da festa. Mas entendemos que alguns saltos podem realmente cansar os pés e não tem problemas em trocá-los ok? Mas vejam o melhor momento, após todos os protocolos e principais fotos, afinal, engana-se quem pensa que o sapato de noiva não precisa de tanta atenção porque será pouco visto. Ele vai aparecer, sim. Principalmente, quando você anda, senta e sobe escadas. Após tudo isso, comprem uma sandália mais baixa ou rasteira legal, bonita e sigam em frente para curtir a festa até o final 😉

Para finalizar, fica a nossa última e mais importante dica: temos o privilégio de termos aqui em Recife uma loja exclusiva de sapatos e sandálias para noivas: A DONA ROSA! Lá você monta da forma que quiser, escolhe cor, salto, modelo, tamanho, aplicações e tudo o que puder para fazer o sapato ou a sandália dos seus sonhos! Vale à pena conhecer e visitar a loja, lá você também encontra rasteirinhas, necessaires e muitos outros itens que podem agregar na sua festa de casamento, no seu dia a dia e até na sua casa!

Esperamos ter ajudado na sua escolha com todas as dicas, agora não esqueçam, a noiva é a estrela do dia e cada detalhe do look será observado de perto pelos convidados. Por isso, vale a pena gastar um tempo pensando no calçado e em como harmonizá-lo com o vestido. O ideal é comprar o sapato de noiva cerca de três meses antes do casamento. É que nesse período você já deve ter a sua escolha para começar a fazer as provas do vestido. Prontas para pesquisar e se inspirar?

image0 (1).jpeg
image1.jpeg
WhatsApp Image 2020-07-10 at 05.33.09.jpeg
010.jpeg
001.jpeg

Lembrancinhas Criativas

Uma das grandes dúvidas e perguntas que recebemos das nossas noivas e debutantes é sobre lembrancinhas! Perguntas como: Devo investir em lembranças para os meus convidados ou não? Quais lembrancinhas já estão “batidas” e quais nunca deixam de valer à pena? Qual a quantidade ideal para comprar? O que seria legal? São tantas dúvidas que nada melhor que mais um post em nosso blog para ajudarmos vocês nessa questão! Vamos começar respondendo às perguntas acima?

 1)     Devo oferecer lembrancinhas aos meus convidados? Siiimmm! Lembrancinhas são uma forma carinhosa de agradecer a presença daqueles que te prestigiaram em um momento tão importante da sua vida.  Mesmo se os custos não permitirem oferecer algo mais elaborado, lembrancinhas de custo baixo, porém, criativas e de valor afetivo fazem toda a diferença no seu evento.

2)     Quais lembrancinhas já estão “batidas” e quais nunca deixam de valer à pena? Acreditamos que nenhuma lembrancinha fique “batida”, todas elas possuem o seu valor! Desde as mais tradicionais como os bem casados, que são super esperados nos casamentos e têm todo o seu encantamento, sabor e significado. Até as sandálias que também possuem a sua função na festa e as mulheres amam!

3)     Qual a quantidade ideal para comprar? O mínimo seria uma lembrancinha para cada convidado, mas quando falamos de itens comestíveis como bem casados, brownies, palhas italianas dois para cada é sempre legal. Já quando se tratam das sandálias, seria uma para cada mulher ou 50% da sua lista de convidados.

4)     O que seria legal? Antes de se perguntarem isso, vamos pensar no formato, estilo e local do seu casamento, no quanto vocês podem investir nesse ítem, existe alguma lembrança que seja significativa, que tenha a ver com a história do casal? São respostas importantes para que possam definir com mais propriedade o que será legal para os seus convidados receberem.

 Vamos a algumas opções legais:

 - Para cerimônias: leques, lenços, chocolates, balas, chapéus, livretos...

- Para casamentos mais rústicos, ou na praia, campo indicamos lembrancinhas de materiais leves, rústicos, “feitos à mão”, botânicos... Algumas ideias: quadrinhos em madeira, elementos decorativos, eco bags, chapéus, vasinhos de plantas (suculentas, cactos), saquinhos com sementes, velas perfumadas em material rústico.

- Para casamentos à noite, mais clássicos: porta retratos, velas perfumadas em materiais mais clássico, sabonetes ou aromatizadores, canecas em vidro ou cobre, escalda pés.

- Comestíveis: bem casados, brownies, palhas italianas, cupcakes, brigadeiro de colher, compotas com geleias ou pimentas caseiras, mini bolinhos de rolo, amêndoas açucaradas, macarrons, suspiros, balinhas de brigadeiro e até vidrinhos com azeite, potinhos com temperos ou alguma bebida alcóolica.

- Personalizados: sandálias, foto lembranças, copos/taças/canecas, bonés, chaveiros.

- Afetivas: qualquer lembrança que traga à memória dos convidados a história do casal: xícaras, quadros, velas, livretos, porta-retratos e lembrancinhas feitas pelos noivos (mão da massa).

Ufa! Depois de todas essas dicas, sugestões e idéias temos certeza que você vai conseguir se inspirar e ter uma ideia bem bacana para presentear os seus convidados. Ah, não precisa escolher apenas uma lembrancinha tá? Podes escolher duas ou três, ou lembrancinhas diferentes para cada público: uma para padrinhos/madrinhas, uma para as crianças, uma só para as mulheres e outra para os homens... Enfim, só não vale à pena colocar muuuuitas de uma só vez e acabar ficando “over” ou sem muito sentido, usem sempre o bom senso, contem com as orientações da sua assessoria e conversem com seu (sua) decorador (a) para que ele (a) prepare um cantinho bem especial para expor as lembranças dentro do contexto da festa. E se podemos dar um último conselho é esse: surpreendam, pensem sempre em lembrancinhas que tenham a ver com VOCÊS, no dia a dia de vocês e no que fazem de melhor. Dessa forma podem surgir lembrancinhas incríveis e extremamente originais.

Cas_Arianne e Diego-110.jpg
Cas_Jessica e Genilson-432.jpg
unnamed 12.jpeg
unnamed 1234.jpeg
unnamed lll.jpeg
unnamed.jpeg

Micro Wedding: Nova Tendência!

Aqui na Criativas, acreditamos que todo casamento tem o seu charme, independente de tamanho, local ou estilo, para nós, o mais importante é sempre o amor e a comemoração de um momento especial junto aos que amamos e que torcem por nós! Nesse período de pandemia, realizamos diversos eventos em novos formatos. Com medidas e restrições de quantidade de convidados nossa dica é uma só: reduzam seu evento, convide as pessoas mais próximas, faça um jantar ou até mesmo um evento com tudo o que “tem direito” e comemore o seu grande dia, celebre, garanta registros e recordações incríveis.

E hoje estamos aqui no nosso blog para inspirarmos vocês com uma nova tendência que chegou para ficar: o 'Micro Wedding'! Pequeno, só com os mais queridos, aconchegante e intimista, é uma mistura entre mini wedding, destination wedding e elopement wedding, porém com as mesmas características de um casamento “normal”, banda ou DJ, buffet e mesas charmosas de bolo e doces, mas com uma lista de convidados muito, muito menor. Micro weddings, como o nome já diz, tem uma lista de convidados de no máximo 40 pessoas, geralmente apenas familiares imediatos e amigos super próximos e que são parte da história do casal. Por ser um evento menor em tamanho, pode ser mais barato ou não, depende do sonho dos noivos e da experiência que eles querem oferecer para seus convidados, em sua maioria, são mais descontraídos e de duração mais curta do que as festas de casamentos que estamos mais acostumados a ir/realizar.

Três formatos mais procurados são:

1)     Apenas cerimônias em igrejas (estilo bolo e champanhe);

2)     Home weddings (casamentos feitos na casa de um dos noivos);

3)     Em restaurantes ou bistrôs charmosos, galerias de arte e até hotéis;

A vantagem de um micro wedding é a liberdade que ele oferece. Vamos citar alguns pontos positivos desse novo formato e evento:

1)    Os valores são menores, já que o número de convidados reduziu, assim você conseguirá oferecer toques personalizados, mimos e atenção.

2)    Uma ótima opção para casais introvertidos, que esperam comemorar com um grupo menor de entes queridos.

3)    Por terem menos “protocolos”, permitem que os noivos passem um tempo maior e de qualidade com todos os convidados.

4)    Recepções grandes podem criar restrições na escolha de datas, espaços e até  horários. Nos Micros, se pode ser criativo e flexível com o como e o onde se casar. Um casamento durante a semana pode ser melhor para vocês e ser uma opção mais em conta, por exemplo.

5)    Geralmente é muito menos estressante para os noivos pois elimina o que não é importante e mantém o foco no que faz mais sentido: as pessoas com quem vocês desejam comemorar. Isso torna o casamento muito pessoal, descontraído e cheio de significado.

 Aí vem a pergunta que não quer calar: existe desvantagens em se fazer um evento nesse formato? Sim, é uma só: familiares e amigos que não forem convidados podem se sentir magoados com a decisão de vocês terem apenas poucas pessoas para celebrar no grande dia. Então, vocês precisam estar realmente seguros, caso contrário, poderão começar a se sentir culpados por essa escolha. Para evitar chateações e pressão por parte da família, expliquem a situação com clareza e diplomacia, temos certeza que as pessoas que de fato gostam e se importam com vocês entenderão.

Para finalizar, fica a nossa última e mais importante dica! Uma festa de casamento inesquecível é aquela que tem a carinha dos noivos, eles podem escolher, com toda liberdade e suporte de uma boa assessoria, como deixar essa ocasião cheia de significados e com tudo o que eles acham importante. Não existem regras nem limites, o importante é NUNCA, JAMAIS deixarem os sonhos de vocês de lado, sempre vale à pena realizar e nós estaremos aqui sempre para ajudar. 

IMG_5623.JPG
IMG_5624.JPG
IMG_5625.JPG
7b854f9e-4005-4a05-835a-f25e4ffd0bbe.JPG
91f3a6d9-cab7-444d-903e-7e0f7775c41f.JPG
5a5af0ca-01a8-4495-a85c-015fcb00c6c3.JPG
f18ebd74-c638-4f30-b1a6-3fe24203adbe.JPG

Quais forminhas escolher/contratar para os doces?

Mais uma dúvida recorrente que recebemos dos (as) nossos (as) clientes: Qual tipo de forminha devo contratar? Qual a diferença entre elas? Qual fica mais bonita na mesa de doces? Claro que, nesse post, iremos esclarecer essas e outras dúvidas para que você possa fazer a sua escolha! Vamos começar pelos tipos que temos em nosso mercado: 

1)    Forminhas quadradas de papel simples: Essas são as que normalmente vêm com os docinhos das empresas/doceiras. Sem custo adicional, porém sem cores, formatos ou materiais diferentes também. São as forminhas mais básicas, geralmente brancas, com elas os doces não ficam tão “à mostra” pois, a parte branca acaba cobrindo um pouco os mesmos. Indicadas em mesas com decoração mais rústicas, descontraídas, geralmente durante o dia em campo ou praia.  

 2)    Forminhas quadradas de acetato: São do mesmo formato quadrado das brancas que vêm com custo das doceiras, porém, são de acetato e transparentes. O custo de cada uma, varia entre 12 a 20 centavos e na maioria das vezes você consegue encomendar diretamente com a profissional escolhida. Essas forminhas mostram todo o doce, valorizando a beleza do mesmo, são super indicadas para as mesas em formato tapete e em mesas mais cleans, leves, onde espelhos, prata, vidro e transparências se sobressaem. 

3)    Forminhas florais: Em diversos tamanhos, formatos de flores, cores e materiais! Elas podem ser em tecido ou papel, você escolhe os tipos das flores que mais agradam e fazer uma decoração incrível na sua mesa de doces. Os doces mais indicados para essas forminhas são os em “formato de bola”, brigadeiros e afins, para que fiquem mais “acomodados” dentro das forminhas. Para essas forminhas também se indica peças mais fundas, pois, além de beleza, elas também dão volume à mesa. Podem ser utilizadas em decorações clássicas, românticas e até rústicas, tudo vai depender do material e cores escolhidas! Os valores dessas forminhas variam demais desde o material (as de papel tem o menor custo que as de tecido), até o local se vão comprar aqui ou em outro Estado, através de sites e afins...

A escolha da forminha ideal deve ser tomada juntamente com o seu/sua decorador (a) de acordo com o projeto, estilo da sua decoração, a quantidade de doces, e o seu planejamento financeiro (pedir ajuda da sua assessoria faz toda a diferença). Você poderá mesclar tipos de forminhas, usando apenas brancas, de acetato ou misturar uma dessas com algumas florais, o resultado fica incrível e o custo acaba diminuindo um pouco. Então, é isso, esperamos ter ajudado mais uma vez na decisão e temos certeza que após conferir alguns registros abaixo de eventos com os diversos tipos de forminhas, você fará a melhor escolha para o seu evento!

unnamed (1).jpg

 

unnamed (2).jpg

 

unnamed (3).jpg
unnamed.jpg
WhatsApp Image 2020-07-10 at 05.36.27 (9).jpeg

Mesas para os convidados apenas com arranjos, mesas postas ou semi postas? O que utilizar no seu evento?

Essa é uma dúvida que costumamos receber nas nossas assessorias ou em reuniões de decoração. Qual fica mais bonita, qual a mais funcional e para que servem os itens das mesas postas e semi postas? Vamos, nesse post, explicar um pouco sobre esse universo para que você faça a escolha que mais se adequa ao seu evento seja decorativa, funcional ou até mesmo financeiramente.

Para escolher o tipo de decoração das mesas dos convidados do seu evento, primeiro é ideal definir qual será o tipo de serviço do buffet contratado para o mesmo. Serviço americano, onde as pessoas se servem em uma mesa, serviço à francesa, onde os garçons levam os pratos já montados para os convidados sentados à mesa, ou, serviço apenas volante, onde os convidados são servidos de porções menores que os permitem comerem em pé, em lounges ou em mesas menores. Mas, afinal, para que serve cada ítem da mesa posta? 

- SOUPLAST: O sousplat é uma peça funcional e também decorativa na mesa posta. São peças maiores colocados sob os demais pratos na mesa. Eles têm a função de proteger a mesa de eventuais respingos, emoldurar a louça e não deixar a mesa desguarnecida durante a troca de pratos.

- TAÇAS: Taças e Copos também não podem ficar de fora da mesa posta. Opte por taças curingas de água e vinho. Além disso, vale a pena ter taças para tomar um bom espumante. É importante levar em consideração o que será servido em seu evento para dispor as taças específicas na mesa. As peças lisas e transparentes combinam com todos os estilos, as com detalhes fazem composições lindas também.

- GUARDANAPOS E PORTA GUARDANAPOS: Os guardanapos devem ser preferencialmente de tecido, assim a composição fica muito mais elegante. Podem ser combinados com os porta guardanapos que são utilizados para prender a peça e adicionar um detalhe a mais para a mesa ou apenas com uma dobradura elegante.

- TOALHA DE MESA OU JOGOS AMERICANOS: Quando as mesas não são de madeira (bonitas e bem cuidadas), outro item essencial na mesa posta é a toalha de mesa ou o jogo americano. Escolha aquele que seja adequado para as suas necessidades e à ocasião. Para mesas que precisam ser cobertas: toalhas longas na cor que ornar melhor na sua decoração. Para mesas que não necessitem de toalhas, os jogos americanos ótimas opções para dar mais charme e, também funcionam como pequenas peças organizando o espaço de cada convidado.

A escolha do serviço interfere diretamente na escolha dos itens das mesas... Vamos para alguns exemplos:

 1)    Para o serviço apenas com coquetel volante (indicado para eventos menores ou com menor tempo de duração), não são necessárias mesas para todos os convidados, a maioria opta por lounges, mesas bistrôs e mesas apenas para apoio de pratos e copos. Nesse caso não existe nenhuma necessidade de souplast, guardanapos ou taças, apenas arranjos florais e ambientes charmosos garantem a beleza da decoração.

2)    Para o serviço à francesa indicamos que você opte pela mesa posta completa: Souplast (a variedade é enorme), guardanapos (de variadas cores e tecidos), porta guardanapos (clássicos, românticos, feitos à mão e até orgânicos), taças (das bebidas que serão servidas) e talhares (indicados para os tipos de pratos que serão servidos). Como os garçons servirão os convidados sentados às mesas, eles necessitam que tudo esteja à sua frente e pronto para ser utilizado. Esses itens se tornam de utilidade e também decorativos, afinal, uma mesa posta faz toda diferença visualmente e nas fotografias do evento.

3)    Para o serviço americano a escolha será do (s) anfitrião (ões) do evento, onde eles poderão utilizar as mesas apenas com arranjos, postas ou semi postas. A opção escolhida será a que se adequar ao estilo da decoração e ao que caberá financeiramente no seu orçamento, afinal, cada ítem tem um custo, e em sua maioria deverá ser locado em empresas específicas para isso. No serviço americano, alguns convidados não “jantam”, apenas se servem do coquetel volante ou empratados, com isso, os itens de souplast, taças e guardanapos ficam obsoletos nas mesas e servem apenas para fins decorativos, devendo/podendo serem recolhidos no decorrer do evento para que não acabem sendo amontoados nas mesas e correndo o risco de avarias. Já os convidados que costumam se servir da mesa americana, levando os pratos à mesa que estão sentados, utilizarão dos itens e se sentirão acarinhados com o cuidado recebido.

Essas opções te ajudam a definir o que será mais adequado ao seu evento, conversem com o (a) decorador (a) sobre o seu projeto e estilo de decoração, conversem com o Buffet para saber se ele disponibiliza algum (s) dos itens acima (alguns buffets fornecem guardanapos, taças...), e, principalmente, conversem com a sua assessoria sobre sua planilha financeira, opções de orçamentos dos itens e orientações quanto à sua escolha. Lembrem que ao alugar os materiais, o contratante é 100% responsável pelo extravio, perda, quebra ou qualquer avaria causada nesses materiais, tendo que arcar com a reposição dos mesmos à empresa locadora!

Temos certeza que seguindo nossas dicas e com todas as orientações dos fornecedores contratados, vocês farão a melhor escolha, mas, para ajudar ainda mais, vamos com algumas fotos que mostram as opções de decorações de mesas de convidados em todos os formatos e montagens possíveis! Esperamos ter ajudado e até o próximo post

Fotos: Daniel Siqueira e Felipe Fagundes

unnamed (1).jpg
WhatsApp Image 2020-07-10 at 05.36.27 (6).jpeg
WhatsApp Image 2020-07-10 at 05.36.27 (7).jpeg
Cas_Arianne e Diego-90.jpg
_Restaurante Amadeu - Daniel Siqueira - Fotógrafo - Recife - Casamento-4.JPG
Cas_Jessica e Genilson-469.jpg