Como convidar os padrinhos?

Hoje é dia de falar de um evento inesquecível, que emociona e, normalmente, antecede a festa de casamento criando uma expectativa "gostosa" nos convidados mais próximos, afinal, quando são realizados, os noivos planejam para os pais, avós e padrinhos.

Estamos falando de um "Encontro especial para a entrega das lembrancinhas". É obrigatório meninas realizar esse evento? Não! As lembrancinhas, comumente, são entregues aos convidados especiais (que já citamos acima) um mês a um mês e meio antes do casamento juntamente com o convite. Pode ser entregue individualmente/de maneira informal ou reuní-los em um local especial escolhido pelo casal. Pode se fazer um evento ou não, fica a critério dos noivos e do orçamento, afinal, os anfitriões que convidam, os anfitriões que pagam.

Os locais podem ser inúmeros, por aqui alguns exemplos para ajudá-los:

1) Salão de festas

2) Restaurante

3) Bar

4) Casa da família

O que mais aconselhamos é que seja um espaço que tenha a ver com o casal, que seja discreto/tranquilo e não tenha muito barulho, pois teremos agradecimentos, homenagens e as entregas das lembranças.

Ah! E não esqueçam de combinar com o seu fotógrafo de participar desse momento registrando todos os detalhes. As fotos ficam lindas e é uma recordação para a vida.

No caso de Aline e Raphael, eles amam a Itália, fecharam uma Pizzaria Italiana que tem uma estrutura pequena e aconchegante, escolheram um pacote de serviço de petiscos, pizzas e sobremesas, além de muito vinho que o momento e o tema pediam. Reservaram mesas que foram dispostas no estilo "Mesa única ou comunitária” e um espaço para bolo, doces, bem casados, alguns objetos decorativos e as lembranças.

Ficou lindo, intimista e super charmoso. Os noivos pensaram em todos os detalhes e fizeram questão de investir nesse momento que, para eles, tem/teve muito valor.

Nós participamos de todo o processo de planejamento, acompanhamos toda a montagem no dia do encontro, além de termos sido convidadas para participar junto com eles desse momento. Até lembrancinha especial recebi (Eles viraram amigos do coração). E, claro, que mesmo como convidada, estava lá olhando tudo e organizando as fotos que vocês conferirão agora.

Gostaram? Esperamos que sim e que despertem em vocês o desejo de comemorar todos os momentos especias das nossas vidas.

Registros por Antonio Felix.

Decoração - Déa Medeiros

Decoração - Déa Medeiros

Doces - Doce Bolinha Bem Casados - D. Wilde

Doces - Doce Bolinha

Bem Casados - D. Wilde

Bolo - Cássia Pereira

Bolo - Cássia Pereira

Um quadro novinho que os noivos compraram especialmente para este encontro a fim de colocar as primeiras rolhas de vinho.

Um quadro novinho que os noivos compraram especialmente para este encontro a fim de colocar as primeiras rolhas de vinho.

Pizzaria - Morosi

Pizzaria - Morosi

Pais, Padrinhos e Avós.

Pais, Padrinhos e Avós.

Os agradecimentos…

Os agradecimentos…

A emoção de todos…

A emoção de todos…

Entrega das lembranças para os pais

Entrega das lembranças para os pais

Entrega das lembranças para os padrinhos

Entrega das lembranças para os padrinhos

Um dos pontos altos do encontro foi a Dona do Morosi explicando como funcionava as massas da sua pizzaria

Um dos pontos altos do encontro foi a Dona do Morosi explicando como funcionava as massas da sua pizzaria

Um privilégio estar lá como amiga, assessora e cerimonialista

Um privilégio estar lá como amiga, assessora e cerimonialista

Tinha que ter o brinde com vinho.

Tinha que ter o brinde com vinho.

Chuva de Arroz

Olá queridos, tudo bem?

Quem nos acompanha no Youtube e Instagram viram nosso último post do “Assessorar" falando sobre "Chuva de Arroz". Lá falamos apenas o significado, mas essa tradição veio de onde? O porquê que as pessoas começaram a jogar arroz nos noivos em seu casamento?

Vamos descobrir hoje! Vem com a gente?

Apesar de, ao longo do tempo, surgirem muitas outras opções para se "jogar” nos noivos, o arroz ainda continua sendo o queridinho de muitos casais. Simbolizando fertilidade e abundância, acredita-se que esta tradição teve início no oriente, mas a Europa e as Américas a adotaram como parte de sua cultura.

No oriente, o arroz é considerado um símbolo de fartura e felicidade pelas muitas utilidades que os chineses atribuem ao grão. Para demonstrar riqueza, um mandarim (alto funcionário público chinês) celebrou o casamento de sua filha debaixo de uma chuva de arroz. Isso simbolizava a vida próspera e fértil que ele desejava ao novo casal. Desde então, o costume foi difundindo ao redor do mundo.

Há outras formas de demonstrar amor e carinho para os noivos. A seguir listamos algumas delas e que também já fizemos em alguns casamentos:

1) Arroz em formato de coração colorido

2) Confetes coloridos (Para os noivos que casam me pleno carnaval fica LIIIINDO)

3) Bolinhas de sabão (As crianças amam)

4) Pétalas de rosa

5) Spirkles (Velinhas que soltam faíscas)

Gostaram? Confessamos que o arroz é o mais utilizado e a Criativas oferece para TODOS os seus casais e sem ser custo extra tá?

Ah! Não esqueçam de realizar a chuva de arroz sempre fora das igrejas para não sujá-las e correr o risco de alguém escorregar. Sobre as pétalas na igreja, saber se permitem jogar na parte de dentro da mesma, caso contrário, joga-se para o lado de fora. Sobre outros locais, sempre bom perguntar antes para não termos problemas, ok?

Fiquem agora com as fotos lindas de nossos eventos.

Por Antonio Felix

371.jpg
543.jpg
635.jpg
637.jpg
691.jpg
769.jpg

Mesa de Doces

Quem aqui não chega em uma festa e corre para a mesa de doces? Seja para experimentar as delícias, ou para se encantar com as montagens mais lindas dos docinhos. As mesas de doces são as queridinhas das festas sociais, sejam elas, casamentos, bodas ou aniversários! Cada dia mais, elas são parte essencial das decorações, novas formas de montar, com ou sem peças, com forminhas diferenciadas ou não, junto com o bolo ou com uma mesa só para eles! São tantas questões e dúvidas que tínhamos que fazer esse post em nosso blog para auxiliá-los nesse ítem tão importante! Então, se liguem nas dicas abaixo que com certeza te ajudarão:

- Quantidade: Indicamos sempre de 5 a 7 doces por convidado, mas também tenham atenção na mesa que será montada, pois, muitas vezes a quantidade pode ser dobrada e até triplicada para que a mesa fique bonita e “cheia”. Então alinhem bem com o (a) seu(ua) decorador (a) sobre quantos doces deverá contratar! Ah, e não esqueçam que além dos doces que vão para a mesa, precisas de uma quantidade extra para as caixas reservadas para noivos e pais ok?

- Variedade: São tantos modelos e sabores diferentes que entendemos que fica difícil por vezes escolher os sabores ou modelos que serão contratados. O ideal é que tenhamos pelo menos 80 a 100 unidades de cada sabor para que na montagem as bandejas fiquem completas, mas alguns sabores e modelos podem ser mesclados meio a meio e se complementarem nas bandejas ok? Nesse ponto sua assessoria, e, principalmente, a doceira poderão te ajudar nas escolhas.

- Brigadeiros ou Doces Finos: Os brigadeiros sempre foram a paixão nacional nas festas não é mesmo? E eles chegam cada vez mais saborosos e lindos nas suas versões “gourmet”. Sendo assim, eles são a preferência e devem vir em número maior. Indicamos 70 ou 60% de brigadeiros e 30 ou 40% de doces finos, mesclem os sabores para que a mesa fique linda, saborosa e diversificada. Lembrando que essa dica é para casamentos que aconteçam em espaços climatizados, para praia, campo ou locais abertos indicamos sempre os brigadeiros pelo risco dos chocolates dos doces finos derreterem, mais uma dica que podem seguir as orientações das doceiras de quais doces possuem mais “durabilidade” em ambientes mais “quentes”!

- Degustação: Antes de fechar os docinhos da sua festa, marquem degustação com as doceiras que mais gostam, levem pelo menos mais uma pessoa para provar com você! Provem todos os doces em pedacinhos para não enjoar, façam anotações dos que mais gostaram, e tirem fotos para lembrar depois! Curtam esses momentos com pessoas importantes e especiais para vocês, como sempre dizemos: aproveitem a jornada!

- Mesas com bandejas ou Mesas Tapete: Qual o seu sonho? O que seu decorador acha que fica melhor no projeto? Quanto você pretende investir na mesa de doces? Essas, são as principais perguntas para a decisão do formato da mesa de doces. Doces em bandejas ficam lindos, e, também podem dar um toque moderno à decoração, tipos clássicos de montagem ou os mais desconstruídos nunca saem de moda. As mesas tapetes são mais estruturadas, necessitam de um desenho específico, uma montagem especializada, manutenção durante a festa para mantê-la sempre arrumada, e, geralmente, o triplo da quantidade de doces. Analisem junto com assessoria e decoração, definam o projeto, salvem inspirações e mãos à obra! - Forminhas: No nosso mercado temos uma variedade incrível de tipos de forminhas: as mais “simples” brancas de papel, as de acetato transparentes, as florais de tecido e as florais de papel. Todas podem ficar lindas na mesa, tudo dependerá do projeto, formato e decoração da mesma. Para mesas "tapete" sempre usem as de acetato, pois os doces precisam ficar visíveis, já as florais se encaixam melhor nos brigadeiros (sempre em doces com formato de bola) e em peças mais fundas. São vários tipos e valores diferentes, mas encaixando com o cenário, todos ficam lindos!

- Quem deve montar a mesa? Essa resposta pode ser bem variada e dependerá do tipo de mesa e dos fornecedores que você irá contratar! Alguns decoradores fornecem peças e montagem, outros só fornecem as peças e alguns não fornecem nem peças nem montagem. Da mesma forma, algumas doceiras montam as mesas e outras não. Caso contratem fornecedores que não possuam a montagem inclusa, você pode alugar peças em empresas de locação de peças e contratar um profissional especializado em montagem. Mas tenham atenção e não economizem nessa montagem, pois, como falamos, é um ítem que faz toda diferença e uma montagem mal feita pode ser o “balde d’água fria” na decoração da sua festa. Espero termos ajudado em mais esse ítem do seu evento, temos várias doceiras com trabalhos incríveis na nossa cidade, cada dia mais novidades, doces e sabores impressionantes e muito bom gosto para sua escolha!

Não esqueça de solicitar ao cerimonial a montagem das caixas reservadas para a família para que no dia seguinte à festa vocês possam se deliciar com os docinhos escolhidos! Sigam as dicas, conversem com sua assessoria, decoração e doceira e aproveite as delícias.

Fotos por Daniel Siqueira

unnamed (1).jpg
unnamed (2).jpg
unnamed (4).jpg
unnamed.jpg

Destination Wedding

O tema de hoje é super querido por nós, um tipo de evento que amamos planejar e realizar. Super queridinho nas praias do nosso Nordeste, hoje vamos falar de Destinaton Wedding! Você sabe o que é? Como planejar? Então se prepara que vamos te ajudar nisso.

Um destination wedding é basicamente um evento onde os noivos escolhem dizer o tão esperado sim longe de casa, convidando seus familiares e amigos para o local dos sonhos. A idéia é transformar o casamento em “mini-férias” agradáveis com um grupo querido e ainda celebrar um momento importante na vida do casal.

Podem ser eventos íntimos com poucos convidados, ou grandes comemorações em praias ou no campo, aqui no Nordeste, ou até mesmo em um clima urbano como castelos e cidades históricas em outros países.

Para organizar um Destination, é necessário seguir um passo a passo criterioso para que o casal possa curtir os preparativos com alegria e sem muitas preocupações! Mas antes de tudo isso, o ideal é que se planeje com antecedência para que todos os convidados possam ter tempo de comprar passagens, agendar suas hospedagens e se programarem para passar dias fora! Vamos as dicas para esse passo a passo:

- O primeiro passo é escolher e conhecer bem o local. Realizar visitas técnicas para se assegurar se possui estrutura para realizar o evento ou o que precisará ser feito para isso. Listar os locais de hospedagem para os convidados próximos ao local, bem como opções de lazer, alimentação e possíveis passeios.

- Para auxiliar na organização do seu Destination Wedding, contrate uma boa assessoria, considere contar com uma que tenha experiência no planejamento de casamentos à distância, que conheça bem o local e/ou já tenha realizado evento por lá. Isso gera economia de tempo e dinheiro, pois ele(a) poderá te indicar os fornecedores ideais, bem como informar características primordiais para que vocês não corram nenhum risco.

- Escolhido o local, é hora de definir melhores datas e horários. Ver as condições climáticas do período, horário de por-do-sol (para casais que valorizam), e o melhor período de “férias” para os seus convidados.

- Chegou o momento de informar a todos os participantes a data o local através de um “Save the Date”, um pré-convite com prazo de pelo menos 6 meses a 1 ano de antecedência. Com esse tempo seus convidados terão tempo suficiente para organizarem sua ida ao seu Destination Wedding.

- É importante, se possível, a ida do casal pelo menos uma vez ao local para que possam conhecer alguns fornecedores, degustar do buffet, bolo, doces, bebidas e criar um vínculo mais próximo com alguns fornecedores que estarão com os mesmos no grande dia.

- Sua assessoria será o seu braço direito em todo o processo de organização, você precisa confiar nas suas indicações. Mas a sua participação e escolhas é que vai deixar o seu casamento com a “sua cara”, então utilize bastante os meios de comunicação de vídeo, reuniões e visitas on line também são bem vindas.

- Crie um site do casamento! Nele poderá conter todas as informações do local, dicas, horário e lugares legais. Use e abuse desse meio de comunicação com os seus convidados, faça do site um guia de turismo do local bem como um meio informativo de tudo o que você quer e não quer que aconteça.

- Programe um “Welcome Drinks” para um ou dois dias antes do evento, um evento menor e mais intimista para receber os convidados de forma carinhosa e descontraída.

- Prepare e coloque brindes nos quartos dos convidados, vale de tudo: bolsas, cangas, chapéus, protetor solar, comidinhas da região... Eles vão amar e se sentirão ainda mais especiais.

- Programe a sua viagem ao local com pelo menos 4 dias de antecedência do seu Destination, assim, o detalhamento do evento acontecerá com mais tranquilidade, você terá tempo de se dedicar aos últimos preparativos e poderá relaxar no dia D.

É isso! Temos certeza que com as dicas e o passo a passo acima vocês puderam conferir que é possível realizar um Destination Wedding de sucesso! Requer uma dose extra de organização, mas, se feito tudo com cuidado, amor e uma boa assessoria dará certo e, além de ter um casamento com uma energia única, você ainda irá proporcionar uma incrível experiência turística para os seus convidados!

A seguir registros de alguns Destinations Weddings realizados pela nossa empresa.

Fotos por Daniel Siqueira para Marina e Rafael na Igreja de São Benedito e Pousada Praia dos Carneiros e Taisa e Leandro na Praia do Paiva | Carlos Vieira para Luisa e Eduardo na Praia do Patacho | Lucas Moreira para Malu e Sasha na Praia do Patacho

M&R-D-11 (1).JPG
Taisa e Leandro-D-7.JPG
JnMhFbRQ.jpeg
Lucas Moreira Fotografia-254.jpg


Buquê de Noiva

Eles são acessórios que complementam o visual da noiva, fazem parte do making of e podem causar um grande “UAU” se bem escolhidos! Sim, estamos falando do buquê, mas querem saber qual a origem dele? Porque as noivas entram nas cerimônia segurando flores? Vamos lá!

Bouquet é uma palavra de origem francesa que traduzida para o português virou buquê. Fazia parte da tradição francesa que a noiva caminhasse até a igreja que iria se casar e nesse percurso as pessoas iam dando flores como um gesto de levar sorte para a sua nova vida. Depois de passar por toda a vila que morava, a noiva estava com um belo buquê de flores nas mãos e assim entrava na igreja para se casar.

Hoje, os buquês dão estilo, elegância e se tornaram os queridinhos dos decoradores e fotógrafos. Clássicos, românticos, rústicos e modernos, são várias as nuances que podem ser escolhidas. Tudo dependerá do estilo e formato do casamento, do vestido da noiva e até acessórios que serão utilizados. Todos devem estar em harmonia perfeita!

 Abaixo, algumas dicas para essa escolha:

- O buquê não precisa estar em acordo com a decoração, pelo contrário, indica-se que seja feito com flores mais nobres, exóticas e únicas, diferentes das mais comuns utilizadas na decoração da igreja e festa.

- Existem buquês redondos, estilo cascata, meio-cascata, desconstruídos e até flores únicas como é o caso do girassol que pode ser utilizado sozinho e ficar lindo.

- Para casamentos mais clássicos prefira buquês que sigam o mesmo estilo. Redondos ou os cascatas, flores mais nobres e em tons mais claro são mais indicadas. Já os casamentos diurnos, praianos, no campo ou mais despojados podem abusar dos buquês desconstruídos e flores com tons mais fortes e marcantes em um tom único ou colorido!

- Cuidado com o tamanho do seu buquê, ele precisa estar “de acordo” com a estatura da noiva, para noivas mais altas os cascatas e semi-cascatas ficam lindos, bem como buquês maiores e até desconstruídos. Para as noivas mais baixinhas, melhor optar por arranjos menores que podem ser desconstruídos e menor proporção ou mais uniformes.

- Programem-se para pegar o buquê no dia do casamento (mais cedo) e levá-lo para o local onde se arrumará, ele faz parte do cenário, making of e deve estar com você no trajeto para a cerimônia. Assim que receber o mesmo, lembre-se de colocar em um vaso com água e manter em local fresco com ar condicionado ou bem ventilado. Nada de geladeiras hein? Se o calor faz as flores murcharem, muito frio também pode queimar as pétalas! Evitem também tocar nas flores.

- Alguns acessórios como broches e escapulários podem ser colocados nos cabos dos buquês, um broche com significado ou de família, um escapulário com fotos de entes queridos são lembranças inesquecíveis e pode ser levado junto com os buquês para a sua cerimônia.

Gostaram das dicas? Para auxiliar na escolha vale captar muitas referências, mas contem com a ajuda e orientação da sua assessoria, do seu decorador, estilista e até o profissional de beleza, eles poderão te ajudar bastante. Lembrem-se que esse acessório especial terá parte fundamental no visual do grande dia, escolha o que seu coração bater mais forte e seja feliz!

Foto por Daniel Siqueira

Foto por Daniel Siqueira

Foto por Atelier Guada

Foto por Atelier Guada

Foto por Carlos Vieira

Foto por Carlos Vieira

Foto por Cid Casal

Foto por Cid Casal

Making Of

Vocês já ouvem muito essa palavra não é? Principalmente quando se trata dos serviços de foto e vídeo. E o que ela significa? Nada mais é do que registrar os bastidores. O dia do casamento não inicia apenas na hora da cerimônia, mas quando os noivos começam os preparativos em casa ou nos hotéis da sua cidade.

 É o momento em que a emoção toma conta, a contagem das horas acontece de instante em instante e, em um determinado momento, os fornecedores começam a chegar para registrar tudo: a noiva com a sua família, a produção de cabelo e make, os pertences pessoais, recebendo alguma surpresa do noivo, enfim... os registros só finalizam quando a noiva e seu pai estão prontos, daí se iniciam as fotos posadas (que acontecem no local em que se arrumaram).

Em nossa reuniões finais de check list sempre damos algumas dicas, falamos da importância de ter esses momentos registrados, mas a decisão de ter ou não é sempre de vocês.

Vamos às dicas?

 1.     Vocês não tem obrigatoriedade de contratar esse serviço, mas a maioria dos profissionais de foto e vídeo já incluem no pacote. Vocês recomendam? Sim. Achamos super importante, pois é o começo de uma história que está sendo contada. Ali estão as pessoas mais importantes da sua vida, sem contar que no álbum impresso a história do seu DIA fica completa, com sentido: começo, meio e fim.

2.     O noivo precisa ter? Se ele gostar de foto e vídeo e se sentir à vontade, sim. É sempre bom ter o momento do noivo e da noiva registrado. O álbum fica completíssimo de momentos.

3.     Sugerimos que escolham a casa de vocês para realizar o making of. Lá está a história, os detalhes, objetos que fizeram/fazem parte do seu universo, sem dúvida, as fotos terão mais sentido para você. Se a casa não tem estrutura, espaço, iluminação, sem problemas, um bom hotel também fica muito bonito. O mais importante é estar ao lado das pessoas que ama.

4.     O horário de início deve ser combinado junto ao profissional de beleza (normalmente se combina no dia da prova de cabelo e make), bem como, repassado aos profissionais de fotografia e filmagem. O cerimonial, de toda forma, na semana do evento, repassa tudo com eles, inclusive, os horários. Chegue com antecedência ao local que for se arrumar e, de preferência, com banho tomado e cabelos lavados, combinado? Isso facilita muito o tempo do maquiador.

5.     Não esqueça de levar ítens importantes para o making a fim de serem fotografados:

- Vestido

- Véu

- Sapato

- Brinco

- Peça da cabeça

- Alianças

- Perfume

- Um convite do casamento

OS: Ao chegar no hotel (ou em casa mesmo) já deixe tudo organizado para facilitar a vida dos profissionais e você não ter que levantar o tempo inteiro interrompendo a make para pegar esses itens.

6.     Coloque na lista de afazeres: escolher o Robe para o making of. Ele pode ser liso, estampado, de seda, de algodão e até roupão. Pode ser bordado, liso, com renda ou sem renda. Pode ser igual pra você e suas acompanhantes ou só você diferente das demais. As possibilidades são inúmeras, escolha o que mais combinar com a sua personalidade.

7.     É importante providenciar lanchinhos para as pessoas que estarão no making, você e suas acompanhantes, os profissionais de beleza, foto e vídeo. Todos podem ficar horas sem comer e é legal levar lanches leves para todos.

8.     Se programe com o seu profissional de beleza para ficar pronta no mínimo com 1h de antecedência ao horário da sua cerimônia, assim poderá fazer com tranquilidade fotos lindas já prontinha para o casório.

9.     Antes de sair para seguir para a cerimônia, lembre-se de pegar: alianças (o ideal é enviar por alguém que esteja se arrumando com você para entregar ao cerimonial), seus votos escritos (caso tenha feito), sua necessaire com itens que precises durante a festa (algum medicamento, batom para retocar...) e o seu buquê!

10.  Fique com o seu celular e se comunique com sua assessoria/cerimonial antes de sair do hotel, é importante saber se já poderá sair, bem como informar que já está a caminho. 

Esperamos que o dia de vocês seja cheio de amor, leveza e calmaria. Não deixe nada e nem ninguém atrapalhar os momentos antes do SIM!!! 

Fotos por Antonio Felix

Noiva Aline .jpg
Noiva Dani 3.jpg
Noiva Dani.jpg
Noiva Lizianne.jpg
Noiva Raissa.jpg
Noiva Fernanda Alencar 2.jpg
Noiva Dani 2.jpg