Eles são acessórios que complementam o visual da noiva, fazem parte do making of e podem causar um grande “UAU” se bem escolhidos! Sim, estamos falando do buquê, mas querem saber qual a origem dele? Porque as noivas entram nas cerimônia segurando flores? Vamos lá!
Bouquet é uma palavra de origem francesa que traduzida para o português virou buquê. Fazia parte da tradição francesa que a noiva caminhasse até a igreja que iria se casar e nesse percurso as pessoas iam dando flores como um gesto de levar sorte para a sua nova vida. Depois de passar por toda a vila que morava, a noiva estava com um belo buquê de flores nas mãos e assim entrava na igreja para se casar.
Hoje, os buquês dão estilo, elegância e se tornaram os queridinhos dos decoradores e fotógrafos. Clássicos, românticos, rústicos e modernos, são várias as nuances que podem ser escolhidas. Tudo dependerá do estilo e formato do casamento, do vestido da noiva e até acessórios que serão utilizados. Todos devem estar em harmonia perfeita!
Abaixo, algumas dicas para essa escolha:
- O buquê não precisa estar em acordo com a decoração, pelo contrário, indica-se que seja feito com flores mais nobres, exóticas e únicas, diferentes das mais comuns utilizadas na decoração da igreja e festa.
- Existem buquês redondos, estilo cascata, meio-cascata, desconstruídos e até flores únicas como é o caso do girassol que pode ser utilizado sozinho e ficar lindo.
- Para casamentos mais clássicos prefira buquês que sigam o mesmo estilo. Redondos ou os cascatas, flores mais nobres e em tons mais claro são mais indicadas. Já os casamentos diurnos, praianos, no campo ou mais despojados podem abusar dos buquês desconstruídos e flores com tons mais fortes e marcantes em um tom único ou colorido!
- Cuidado com o tamanho do seu buquê, ele precisa estar “de acordo” com a estatura da noiva, para noivas mais altas os cascatas e semi-cascatas ficam lindos, bem como buquês maiores e até desconstruídos. Para as noivas mais baixinhas, melhor optar por arranjos menores que podem ser desconstruídos e menor proporção ou mais uniformes.
- Programem-se para pegar o buquê no dia do casamento (mais cedo) e levá-lo para o local onde se arrumará, ele faz parte do cenário, making of e deve estar com você no trajeto para a cerimônia. Assim que receber o mesmo, lembre-se de colocar em um vaso com água e manter em local fresco com ar condicionado ou bem ventilado. Nada de geladeiras hein? Se o calor faz as flores murcharem, muito frio também pode queimar as pétalas! Evitem também tocar nas flores.
- Alguns acessórios como broches e escapulários podem ser colocados nos cabos dos buquês, um broche com significado ou de família, um escapulário com fotos de entes queridos são lembranças inesquecíveis e pode ser levado junto com os buquês para a sua cerimônia.
Gostaram das dicas? Para auxiliar na escolha vale captar muitas referências, mas contem com a ajuda e orientação da sua assessoria, do seu decorador, estilista e até o profissional de beleza, eles poderão te ajudar bastante. Lembrem-se que esse acessório especial terá parte fundamental no visual do grande dia, escolha o que seu coração bater mais forte e seja feliz!