O porquê de jogar o buquê?

O momento de jogar o buquê é o mais esperado pelas convidadas nas festas de casamento que realizamos. Quando a cantor anuncia… começa a gritaria, gargalhadas e uns gritinhos como: "Joga pra mim".

Normalmente a Criativas faz o ritual no meio da festa, pois é o momento em que as convidadas estão super animadas, a noiva não precisa ficar chamando uma a uma no microfone e a pista de dança está lotada de mulheres (solteiras)!

Após juntar todas, começa a brincadeira: Cantor começa a cantar musiquinhas, a noiva se aproxima das amigas já com o buquê extra na mão (mas tem noivas que optam por jogar o oficial mesmo) e começa a contagem. No 3, 2, 1 a noiva joga e alguma sortuda pega o tão disputado buquê e depois pousam juntas para uma foto. Normalmente esse registro sempre consta no álbum oficial da festa.

E os homens? Ficam de lado olhando e rindo de toda a brincadeira e aguardando a vez deles, já que hoje em dia também existe o "Buquê do noivo” que, nada mais é, uma caixa vazia de alguma bebida (normalmente uísque) e o sortudo que conseguir pegar, recebe a bebida para comemorar.

Até pedido de casamento após a "solteira” ter pego o buquê já tivemos, além de noivas que juntamente com o noivo de uma amiga, combina toda a surpresa e, na hora da jogada, a noiva, em vez de lançar, vai até a convidada/amiga e entrega o seu buquê. A convidada sem entender nada vê o namorado ajoelhado com a aliança na mão.

São muitos momentos marcantes, inesquecíveis e engraçados nos casórios que realizamos.

Mas… e qual significado? Como surgiu isso? Vamos lá!

A jogada do buquê surgiu no século XIV na França substituindo um outro ritual mais antigo: o de arrancar pedaços do vestido da noiva para atrair sorte no amor. Com a valorização do vestido, esse formato foi sumindo e dando espaço para o que fazemos hoje.

Desde então, aquela que consegue pegar o buquê da noiva é, segundo a crença, a próxima sortuda a se casar. Tudo isso sem precisar estragar o vestido.

Gostaram?

A seguir fotos de algumas jogadas de buquês realizadas por nós.

Fotos por Antonio Felix

1097.jpg
992.jpg
825.jpg
711.jpg
602.jpg



Pré Wedding ou Welcome Drinks

Já falamos aqui de Destination Wedding, então, nada mais justo, que falarmos um pouco mais de eventos que geralmente antecedem esses casamentos feitos fora de um “lugar comum”, geralmente, praianos! São eventos de “Boas Vindas” que os noivos costumam fazer para receberem seus convidados que passarão pelo menos 3 dias em uma praia ou campo curtindo o casamento.

Já realizamos em algumas praias daqui do NE eventos desse cunho e, por experiência própria, dizemos que vale a pena! Os convidados se sentem ainda mais especiais, os noivos compartilham da alegria que é casar e todos ficam ainda mais conectados e energizados para o dia do casamento.

Se querem idéias de como e o que fazer para o seu Pré-Wedding vamos de algumas sugestões:

- Pesquisem na praia ou campo onde farão o casamento quais as possibilidades para o(s) evento(s) que antecede(m) o mesmo. Alguns locais já possuem estruturas e passeios legais para indicar.

- Contratem a assessoria e cerimonial também para esse momento, assim poderão contar com a ajuda de profissionais que entendem, facilitarão as contratações e organizarão tudo para vocês! Assim diminui o risco de algo dar errado e vocês poderão curtir com mais tranquilidade.

- Organizem a programação com antecedência para que os convidados possam se programar e informar se poderão participar, assim vocês terão o número exato de pessoas que estarão no evento para facilitar no planejamento. Façam a programação e coloquem no site do casal. Também é legal fazer um folder com toda a programação, local e horários para deixar nos quartos onde os convidados se hospedarão, assim facilitará para todos.

- Se vocês passarão apenas o final de semana no local do casamento, então, indicamos que o evento “pré” seja realizado na sexta-feira, já que o casamento será no sábado. Cuidado com o horário de término do evento, coloquem algo que inicie no final do dia (17:30h/18h) e terminem ainda cedo (22h ou 23h) para que noivos e convidados possam descansar bem e curtir o casamento no outro dia.

- Mas se noivos e convidados vão passar mais dias no paraíso, então, podem organizar até mais de um evento pré, por exemplo um na quinta-feira à noite e um na sexta durante o dia! Para os casamentos que acontecerão no sábado.

- Já fizemos luau na beira da praia com comidinhas leves, lounges, velas, gambiarras e músicas praianas, foi incrível! Também organizamos um forró no restaurante de uma pousada com comidas típicas, decoração nordestina e muito pé-de-serra! Os convidados amaram!!! Se quiserem algo à noite ainda mais íntimo indicamos que organizem um jantar em um restaurante aconchegante, também vai ser especial.

- Para eventos durante o dia vale um almoço especial e caprichado, passeios de Catamarã ou até mesmo um pic nic em alto mar! Já organizamos todos os 3 tipos e ambos foram inesquecíveis! Para isso, vocês precisam se informar das tábuas das marés para saber os horários de maré baixa (que poderão seguir de barcos ou catamarãs), organizar comidas e bebidas (bem como pessoas para servir), materiais descartáveis para os convidados, sacos de lixo para não prejudicar o meio ambiente e comidas fáceis de servir e comer.

- O Pós-wedding também pode acontecer, basta preparar um café da manhã ou um brunch no dia após o casamento e curtir os convidados, dar boas risadas com o que aconteceu na festa e agradecer a todos por terem estado ali com vocês.

- Contratem os serviços de foto e vídeo também para esses eventos, os registros ficam incríveis e vocês amarão ver tudo depois. Cada etapa do casamento vale a pena ser registrada, afinal, as memórias que ficam!

- Informem aos convidados ou ofereça a eles chapéus, protetor solar, repelentes e tudo o que for necessário para que se protejam, evite problemas para eles e para vocês consequentemente.

- Sejam os primeiros a chegar! Se marcou um horário cheguem pelo menos meia hora antes ao local, assim vocês podem fazer registros sozinhos bem como recepcionar os convidados.

Curtiram? Sigam essas dicas e vocês não errarão em nada! Casamentos praianos e/ou destinations wedding são mais que eventos, mas experiências que ficarão marcadas nas memórias de todos que estarão participando! Façam, vale a pena!

Registros por Lucas Moreira


IMG_6563.jpg
IMG_6561.jpg
IMG_6560.jpg
IMG_6559.jpg
IMG_6558.jpg
IMG_6557.jpg
IMG_6555.jpg
IMG_6553.jpg
IMG_6550.jpg

 

 

 

 

Chuva de Arroz

Olá queridos, tudo bem?

Quem nos acompanha no Youtube e Instagram viram nosso último post do “Assessorar" falando sobre "Chuva de Arroz". Lá falamos apenas o significado, mas essa tradição veio de onde? O porquê que as pessoas começaram a jogar arroz nos noivos em seu casamento?

Vamos descobrir hoje! Vem com a gente?

Apesar de, ao longo do tempo, surgirem muitas outras opções para se "jogar” nos noivos, o arroz ainda continua sendo o queridinho de muitos casais. Simbolizando fertilidade e abundância, acredita-se que esta tradição teve início no oriente, mas a Europa e as Américas a adotaram como parte de sua cultura.

No oriente, o arroz é considerado um símbolo de fartura e felicidade pelas muitas utilidades que os chineses atribuem ao grão. Para demonstrar riqueza, um mandarim (alto funcionário público chinês) celebrou o casamento de sua filha debaixo de uma chuva de arroz. Isso simbolizava a vida próspera e fértil que ele desejava ao novo casal. Desde então, o costume foi difundindo ao redor do mundo.

Há outras formas de demonstrar amor e carinho para os noivos. A seguir listamos algumas delas e que também já fizemos em alguns casamentos:

1) Arroz em formato de coração colorido

2) Confetes coloridos (Para os noivos que casam me pleno carnaval fica LIIIINDO)

3) Bolinhas de sabão (As crianças amam)

4) Pétalas de rosa

5) Spirkles (Velinhas que soltam faíscas)

Gostaram? Confessamos que o arroz é o mais utilizado e a Criativas oferece para TODOS os seus casais e sem ser custo extra tá?

Ah! Não esqueçam de realizar a chuva de arroz sempre fora das igrejas para não sujá-las e correr o risco de alguém escorregar. Sobre as pétalas na igreja, saber se permitem jogar na parte de dentro da mesma, caso contrário, joga-se para o lado de fora. Sobre outros locais, sempre bom perguntar antes para não termos problemas, ok?

Fiquem agora com as fotos lindas de nossos eventos.

Por Antonio Felix

371.jpg
543.jpg
635.jpg
637.jpg
691.jpg
769.jpg

Mesa de Doces

Quem aqui não chega em uma festa e corre para a mesa de doces? Seja para experimentar as delícias, ou para se encantar com as montagens mais lindas dos docinhos. As mesas de doces são as queridinhas das festas sociais, sejam elas, casamentos, bodas ou aniversários! Cada dia mais, elas são parte essencial das decorações, novas formas de montar, com ou sem peças, com forminhas diferenciadas ou não, junto com o bolo ou com uma mesa só para eles! São tantas questões e dúvidas que tínhamos que fazer esse post em nosso blog para auxiliá-los nesse ítem tão importante! Então, se liguem nas dicas abaixo que com certeza te ajudarão:

- Quantidade: Indicamos sempre de 5 a 7 doces por convidado, mas também tenham atenção na mesa que será montada, pois, muitas vezes a quantidade pode ser dobrada e até triplicada para que a mesa fique bonita e “cheia”. Então alinhem bem com o (a) seu(ua) decorador (a) sobre quantos doces deverá contratar! Ah, e não esqueçam que além dos doces que vão para a mesa, precisas de uma quantidade extra para as caixas reservadas para noivos e pais ok?

- Variedade: São tantos modelos e sabores diferentes que entendemos que fica difícil por vezes escolher os sabores ou modelos que serão contratados. O ideal é que tenhamos pelo menos 80 a 100 unidades de cada sabor para que na montagem as bandejas fiquem completas, mas alguns sabores e modelos podem ser mesclados meio a meio e se complementarem nas bandejas ok? Nesse ponto sua assessoria, e, principalmente, a doceira poderão te ajudar nas escolhas.

- Brigadeiros ou Doces Finos: Os brigadeiros sempre foram a paixão nacional nas festas não é mesmo? E eles chegam cada vez mais saborosos e lindos nas suas versões “gourmet”. Sendo assim, eles são a preferência e devem vir em número maior. Indicamos 70 ou 60% de brigadeiros e 30 ou 40% de doces finos, mesclem os sabores para que a mesa fique linda, saborosa e diversificada. Lembrando que essa dica é para casamentos que aconteçam em espaços climatizados, para praia, campo ou locais abertos indicamos sempre os brigadeiros pelo risco dos chocolates dos doces finos derreterem, mais uma dica que podem seguir as orientações das doceiras de quais doces possuem mais “durabilidade” em ambientes mais “quentes”!

- Degustação: Antes de fechar os docinhos da sua festa, marquem degustação com as doceiras que mais gostam, levem pelo menos mais uma pessoa para provar com você! Provem todos os doces em pedacinhos para não enjoar, façam anotações dos que mais gostaram, e tirem fotos para lembrar depois! Curtam esses momentos com pessoas importantes e especiais para vocês, como sempre dizemos: aproveitem a jornada!

- Mesas com bandejas ou Mesas Tapete: Qual o seu sonho? O que seu decorador acha que fica melhor no projeto? Quanto você pretende investir na mesa de doces? Essas, são as principais perguntas para a decisão do formato da mesa de doces. Doces em bandejas ficam lindos, e, também podem dar um toque moderno à decoração, tipos clássicos de montagem ou os mais desconstruídos nunca saem de moda. As mesas tapetes são mais estruturadas, necessitam de um desenho específico, uma montagem especializada, manutenção durante a festa para mantê-la sempre arrumada, e, geralmente, o triplo da quantidade de doces. Analisem junto com assessoria e decoração, definam o projeto, salvem inspirações e mãos à obra! - Forminhas: No nosso mercado temos uma variedade incrível de tipos de forminhas: as mais “simples” brancas de papel, as de acetato transparentes, as florais de tecido e as florais de papel. Todas podem ficar lindas na mesa, tudo dependerá do projeto, formato e decoração da mesma. Para mesas "tapete" sempre usem as de acetato, pois os doces precisam ficar visíveis, já as florais se encaixam melhor nos brigadeiros (sempre em doces com formato de bola) e em peças mais fundas. São vários tipos e valores diferentes, mas encaixando com o cenário, todos ficam lindos!

- Quem deve montar a mesa? Essa resposta pode ser bem variada e dependerá do tipo de mesa e dos fornecedores que você irá contratar! Alguns decoradores fornecem peças e montagem, outros só fornecem as peças e alguns não fornecem nem peças nem montagem. Da mesma forma, algumas doceiras montam as mesas e outras não. Caso contratem fornecedores que não possuam a montagem inclusa, você pode alugar peças em empresas de locação de peças e contratar um profissional especializado em montagem. Mas tenham atenção e não economizem nessa montagem, pois, como falamos, é um ítem que faz toda diferença e uma montagem mal feita pode ser o “balde d’água fria” na decoração da sua festa. Espero termos ajudado em mais esse ítem do seu evento, temos várias doceiras com trabalhos incríveis na nossa cidade, cada dia mais novidades, doces e sabores impressionantes e muito bom gosto para sua escolha!

Não esqueça de solicitar ao cerimonial a montagem das caixas reservadas para a família para que no dia seguinte à festa vocês possam se deliciar com os docinhos escolhidos! Sigam as dicas, conversem com sua assessoria, decoração e doceira e aproveite as delícias.

Fotos por Daniel Siqueira

unnamed (1).jpg
unnamed (2).jpg
unnamed (4).jpg
unnamed.jpg

Destination Wedding

O tema de hoje é super querido por nós, um tipo de evento que amamos planejar e realizar. Super queridinho nas praias do nosso Nordeste, hoje vamos falar de Destinaton Wedding! Você sabe o que é? Como planejar? Então se prepara que vamos te ajudar nisso.

Um destination wedding é basicamente um evento onde os noivos escolhem dizer o tão esperado sim longe de casa, convidando seus familiares e amigos para o local dos sonhos. A idéia é transformar o casamento em “mini-férias” agradáveis com um grupo querido e ainda celebrar um momento importante na vida do casal.

Podem ser eventos íntimos com poucos convidados, ou grandes comemorações em praias ou no campo, aqui no Nordeste, ou até mesmo em um clima urbano como castelos e cidades históricas em outros países.

Para organizar um Destination, é necessário seguir um passo a passo criterioso para que o casal possa curtir os preparativos com alegria e sem muitas preocupações! Mas antes de tudo isso, o ideal é que se planeje com antecedência para que todos os convidados possam ter tempo de comprar passagens, agendar suas hospedagens e se programarem para passar dias fora! Vamos as dicas para esse passo a passo:

- O primeiro passo é escolher e conhecer bem o local. Realizar visitas técnicas para se assegurar se possui estrutura para realizar o evento ou o que precisará ser feito para isso. Listar os locais de hospedagem para os convidados próximos ao local, bem como opções de lazer, alimentação e possíveis passeios.

- Para auxiliar na organização do seu Destination Wedding, contrate uma boa assessoria, considere contar com uma que tenha experiência no planejamento de casamentos à distância, que conheça bem o local e/ou já tenha realizado evento por lá. Isso gera economia de tempo e dinheiro, pois ele(a) poderá te indicar os fornecedores ideais, bem como informar características primordiais para que vocês não corram nenhum risco.

- Escolhido o local, é hora de definir melhores datas e horários. Ver as condições climáticas do período, horário de por-do-sol (para casais que valorizam), e o melhor período de “férias” para os seus convidados.

- Chegou o momento de informar a todos os participantes a data o local através de um “Save the Date”, um pré-convite com prazo de pelo menos 6 meses a 1 ano de antecedência. Com esse tempo seus convidados terão tempo suficiente para organizarem sua ida ao seu Destination Wedding.

- É importante, se possível, a ida do casal pelo menos uma vez ao local para que possam conhecer alguns fornecedores, degustar do buffet, bolo, doces, bebidas e criar um vínculo mais próximo com alguns fornecedores que estarão com os mesmos no grande dia.

- Sua assessoria será o seu braço direito em todo o processo de organização, você precisa confiar nas suas indicações. Mas a sua participação e escolhas é que vai deixar o seu casamento com a “sua cara”, então utilize bastante os meios de comunicação de vídeo, reuniões e visitas on line também são bem vindas.

- Crie um site do casamento! Nele poderá conter todas as informações do local, dicas, horário e lugares legais. Use e abuse desse meio de comunicação com os seus convidados, faça do site um guia de turismo do local bem como um meio informativo de tudo o que você quer e não quer que aconteça.

- Programe um “Welcome Drinks” para um ou dois dias antes do evento, um evento menor e mais intimista para receber os convidados de forma carinhosa e descontraída.

- Prepare e coloque brindes nos quartos dos convidados, vale de tudo: bolsas, cangas, chapéus, protetor solar, comidinhas da região... Eles vão amar e se sentirão ainda mais especiais.

- Programe a sua viagem ao local com pelo menos 4 dias de antecedência do seu Destination, assim, o detalhamento do evento acontecerá com mais tranquilidade, você terá tempo de se dedicar aos últimos preparativos e poderá relaxar no dia D.

É isso! Temos certeza que com as dicas e o passo a passo acima vocês puderam conferir que é possível realizar um Destination Wedding de sucesso! Requer uma dose extra de organização, mas, se feito tudo com cuidado, amor e uma boa assessoria dará certo e, além de ter um casamento com uma energia única, você ainda irá proporcionar uma incrível experiência turística para os seus convidados!

A seguir registros de alguns Destinations Weddings realizados pela nossa empresa.

Fotos por Daniel Siqueira para Marina e Rafael na Igreja de São Benedito e Pousada Praia dos Carneiros e Taisa e Leandro na Praia do Paiva | Carlos Vieira para Luisa e Eduardo na Praia do Patacho | Lucas Moreira para Malu e Sasha na Praia do Patacho

M&R-D-11 (1).JPG
Taisa e Leandro-D-7.JPG
JnMhFbRQ.jpeg
Lucas Moreira Fotografia-254.jpg


Bolo de Casamento

Depois dos noivos ele é sempre o astro que mais brilha nas festas de casamento: O BOLO! Não tem esse convidado que chegue na recepção e não vá direto ver o bolo!

Cenário principal para fotografias, brindes e memórias, geralmente fica na mesma mesa ou à frente da mesa dos doces, lugar também super visitado por todos. Sendo assim, recomendamos que caprichem nesse ítem tão importante e marcante, vocês não irão se arrepender. Nesse post vamos te ajudar na escolha do modelo, tamanho e sabor. 

Não existem regras para a escolha do modelo do seu bolo, a decisão final é sempre dos noivos, mas orientamos que levem em consideração as opiniões da sua assessoria, do seu decorador e da boleira. Quanto mais consensual for a escolha, melhor para todos e maior a certeza de que a escolha foi a mais acertada! A seguir, algumas dicas para te ajudarmos a não errar nesse momento: 

1)    Sigam sempre o mesmo estilo do seu casamento, clássico, rústico, praiano, o bolo também deve seguir a mesma linha. Bolos clássicos, brancos e mais cleans para casamentos noturnos. Nakeds e semi nakeds para casamentos mais rústicos, arrojados e despojados.

2)    Cuidado com o tamanho do bolo, o ideal é que ele não cubra o casal no momento das fotografias na mesa do bolo. Também é importante observar a altura do pé direito do lugar onde estarão casando para que o bolo não fique “perdido” se for pequeno ou tomando todo o espaço se for grande demais.

3)    A quantidade de andares também é importante: Calculem sempre junto com a boleira de acordo com a quantidade de convidados do seu casamento. O bolo da base (o maior) geralmente é o que será servido aos convidados, o ou os do meio quase sempre são repartidos entre as famílias (mães dos noivos) e o de cima guardado para os noivos congelarem e comerem na comemoração de um ano de casados! A base e topo do bolo geralmente são de bolo de noiva (o PE), o ou os do meio podem ser diferentes, com sabores diversos, no caso do bolo mais clássico. No caso dos nakeds, o ideal é que a massa seja sempre da mesma cor (ou todo branco ou todo de chocolate por exemplo) para ficar uniforme visualmente, já os recheios podem variar como vocês mais gostarem. Os de rolo geralmente só variam entre sabor goiaba e doce de leite.

4)    Bolos redondos são mais clássicos, mas também pode-se optar pelo modelo quadrado caso o casamento tenha um tom mais moderno.

5)    As flores que decoram o bolo podem ser naturais (mais utilizadas em casamentos ao ar livre, praianos ou no campo) ou de açúcar (mais tradicionais). As cores também devem seguir a paleta de cores utilizada na decoração.

6)    Temos uma diversidade grande de tipos e sabores para bolos de noiva: o tradicional sabor pernambucano que é o mais conhecido e procurados pelas pessoas que aqui moram (com ameixa, vinho, frutas...), os recheados (no sabor que mais gostar), brownies que se tornaram queridinhos por aqui, e o nosso patrimônio cultural de PE: o bolo de rolo que além de delicioso fica lindo visualmente.

7)    Algumas boleiras trouxeram como novidade para seus bolos, as caldas  diferentes e deliciosas para serem servidas juntamente com as fatias aos convidados. Além de delicioso é super charmoso também

8)    Um acessório imprescindível que “faz parte” do bolo é o suporte do bolo (também conhecido como boleira), onde ele ficará na mesa. Redondas, prata, dourada, rosé, quadradas, toras de madeira, porcelana ou até mesmo direto no prato de vidro... Vários materiais podem ser utilizados. Tudo dependerá da linha que a sua decoração está seguindo, por isso, mais um vez orientamos: defina junto ao seu/sua decorador (a).

9)    O cerimonial juntamente com o maitre/gerente do seu buffet decidirá o melhor momento para partir o bolo e servir aos convidados. O ideal é que seja após todas as fotos protocolares bem como jantar ou empratados. Deixar para o final da festa nunca é uma opção nosso, afinal, queremos que todos comam do bolo. Aquele ditado que diz que cortar o bolo é fim de festa, hoje em dia, não se aplica mais. :)

10) O que sobrar do bolo deverá ser embalado em papel filme e entregue à pessoa responsável indicada pelos noivos a levar todos os pertences e sobras para casa. O buffet junto com o cerimonial se encarregam dessa função 

Esperamos ter ajudado nessa escolha! Antes de decidirem qual será o bolo do seu casamento, analisem, salvem referências de modelos de bolos que gostam, marquem com as boleiras e façam pelo menos duas ou três degustações, levem pessoas que possuem o gosto diferente do seu para ter uma segunda opinião, se certifiquem que a boleira que contratar faça a entrega do bolo no dia e local do seu casamento para que fiquem tranquilas! Tenham certeza que seguindo todo o passo a passo acima estarão no caminho certo!

Fotos por Daniel Siqueira

P&D-443.JPG
Lívia e Adalto - G-212.JPG
J&F-Edt GG-991.JPG
R&G G-758.JPG