Depois dos noivos ele é sempre o astro que mais brilha nas festas de casamento: O BOLO! Não tem esse convidado que chegue na recepção e não vá direto ver o bolo!
Cenário principal para fotografias, brindes e memórias, geralmente fica na mesma mesa ou à frente da mesa dos doces, lugar também super visitado por todos. Sendo assim, recomendamos que caprichem nesse ítem tão importante e marcante, vocês não irão se arrepender. Nesse post vamos te ajudar na escolha do modelo, tamanho e sabor.
Não existem regras para a escolha do modelo do seu bolo, a decisão final é sempre dos noivos, mas orientamos que levem em consideração as opiniões da sua assessoria, do seu decorador e da boleira. Quanto mais consensual for a escolha, melhor para todos e maior a certeza de que a escolha foi a mais acertada! A seguir, algumas dicas para te ajudarmos a não errar nesse momento:
1) Sigam sempre o mesmo estilo do seu casamento, clássico, rústico, praiano, o bolo também deve seguir a mesma linha. Bolos clássicos, brancos e mais cleans para casamentos noturnos. Nakeds e semi nakeds para casamentos mais rústicos, arrojados e despojados.
2) Cuidado com o tamanho do bolo, o ideal é que ele não cubra o casal no momento das fotografias na mesa do bolo. Também é importante observar a altura do pé direito do lugar onde estarão casando para que o bolo não fique “perdido” se for pequeno ou tomando todo o espaço se for grande demais.
3) A quantidade de andares também é importante: Calculem sempre junto com a boleira de acordo com a quantidade de convidados do seu casamento. O bolo da base (o maior) geralmente é o que será servido aos convidados, o ou os do meio quase sempre são repartidos entre as famílias (mães dos noivos) e o de cima guardado para os noivos congelarem e comerem na comemoração de um ano de casados! A base e topo do bolo geralmente são de bolo de noiva (o PE), o ou os do meio podem ser diferentes, com sabores diversos, no caso do bolo mais clássico. No caso dos nakeds, o ideal é que a massa seja sempre da mesma cor (ou todo branco ou todo de chocolate por exemplo) para ficar uniforme visualmente, já os recheios podem variar como vocês mais gostarem. Os de rolo geralmente só variam entre sabor goiaba e doce de leite.
4) Bolos redondos são mais clássicos, mas também pode-se optar pelo modelo quadrado caso o casamento tenha um tom mais moderno.
5) As flores que decoram o bolo podem ser naturais (mais utilizadas em casamentos ao ar livre, praianos ou no campo) ou de açúcar (mais tradicionais). As cores também devem seguir a paleta de cores utilizada na decoração.
6) Temos uma diversidade grande de tipos e sabores para bolos de noiva: o tradicional sabor pernambucano que é o mais conhecido e procurados pelas pessoas que aqui moram (com ameixa, vinho, frutas...), os recheados (no sabor que mais gostar), brownies que se tornaram queridinhos por aqui, e o nosso patrimônio cultural de PE: o bolo de rolo que além de delicioso fica lindo visualmente.
7) Algumas boleiras trouxeram como novidade para seus bolos, as caldas diferentes e deliciosas para serem servidas juntamente com as fatias aos convidados. Além de delicioso é super charmoso também
8) Um acessório imprescindível que “faz parte” do bolo é o suporte do bolo (também conhecido como boleira), onde ele ficará na mesa. Redondas, prata, dourada, rosé, quadradas, toras de madeira, porcelana ou até mesmo direto no prato de vidro... Vários materiais podem ser utilizados. Tudo dependerá da linha que a sua decoração está seguindo, por isso, mais um vez orientamos: defina junto ao seu/sua decorador (a).
9) O cerimonial juntamente com o maitre/gerente do seu buffet decidirá o melhor momento para partir o bolo e servir aos convidados. O ideal é que seja após todas as fotos protocolares bem como jantar ou empratados. Deixar para o final da festa nunca é uma opção nosso, afinal, queremos que todos comam do bolo. Aquele ditado que diz que cortar o bolo é fim de festa, hoje em dia, não se aplica mais. :)
10) O que sobrar do bolo deverá ser embalado em papel filme e entregue à pessoa responsável indicada pelos noivos a levar todos os pertences e sobras para casa. O buffet junto com o cerimonial se encarregam dessa função
Esperamos ter ajudado nessa escolha! Antes de decidirem qual será o bolo do seu casamento, analisem, salvem referências de modelos de bolos que gostam, marquem com as boleiras e façam pelo menos duas ou três degustações, levem pessoas que possuem o gosto diferente do seu para ter uma segunda opinião, se certifiquem que a boleira que contratar faça a entrega do bolo no dia e local do seu casamento para que fiquem tranquilas! Tenham certeza que seguindo todo o passo a passo acima estarão no caminho certo!
Fotos por Daniel Siqueira