No começo do namoro, Shirlene era a decidida e comandava as “brincadeiras”. Durante os preparativos para o casamento, Romário, o “tão tímido”, segundo a agora esposa, passou a “segurar a onda” diante dos tantos momentos difíceis dos adiamentos, “principalmente para mim”, confessou Shirlene.
Talvez eles nem tivessem noção, mas, o caminho até o 21/05/21, quando eles trocaram o sim na Paróquia São Lucas, diante de 60 familiares e amigos mais próximos, já foi um verdadeiro casamento: um tomando atitudes, acalmando e encorajando o outro quando mais se precisava, dialogando muito, tomando as decisões juntos e lutando por cada uma delas.
Depoimento da noiva:
“Foi no Centro Musical de Olinda (Cemo), onde eu estudava violão e Romário bateria, que nos conhecemos. Um professor montou uma prática de conjunto e nos convidou (ele, inclusive, foi nosso cupido e um dos nossos padrinhos). Desde o começo do projeto eu brincava com Romário e do nada comecei a chamar ele de amor, mesmo sem ter a mínima pretensão de namorar ele, era pura brincadeira, que, de tanto eu brincar dizendo que achava ele lindo, depois de um tempo, ficava perguntando se ele queria namorar e casar comigo, mas ele por ser tão tímido, nunca falava nada, nem que sim, nem que não, nem talvez, na verdade ele nem me dava bola e sempre pensou ser brincadeira minha, o que na verdade era.
A brincadeira foi ficando mais séria, demos dois selinhos no estacionamento do Cemo, no carro do professor do projeto e todo mundo pensando que era pra só pra tirar onda, inclusive a gente. Só que quando nos encontramos de novo, ele me perguntou o que eu queria dele e eu como sempre brincando disse que queria um beijo e ele me deu um beijo de verdade, foi assim que começamos a ficar por mais ou menos uns 2 meses, até que em uma festinha de final de ano na casa de uma amiga nossa, no dia 15/12/2015 ele me pediu em namoro, já estamos juntos há 5 anos e 6 meses.
Conhecemos a Criativas através do Instagram, vi que a Dani fez o casamento de uma colega minha de faculdade, aí comecei a seguir e a admirar o trabalho da empresa. A princípio, entrei em contato com a Dani, mas ela não tinha a data que pretendíamos casar, 20/11/2020, e me deu o contato de Pri. Marcamos uma reunião com ela e já saímos com a certeza de que queríamos fechar contrato com ela e assim fizemos. O processo de organização do casamento foi algo bem tenso e angustiante para nós, pois a gente noivou no dia 15/11/2019 e já começamos a marcar reunião com alguns fornecedores, principalmente buffet, casa de festa, assessoria e cerimonial, foto e vídeo e etc, seguindo o cronograma orientado por Pri.
Porém em março a pandemia chegou e começou um processo emocional muito complicado e cansativo, pois quanto mais se aproximava da data que escolhemos, mas tínhamos a certeza de que não iríamos conseguir nos casar como gostaríamos, planejamos e sempre sonhamos: com cerimônia e festa para 150 convidados. Eu e Romário começamos a brigar muito naquele período, pensamos por diversas vezes em desistir, achamos que não ia dar certo a gente casar, já que não seria como sonhamos, e também não íamos nos sentir à vontade com algo cheio de restrições, colocando em risco nossas vidas, da nossa família, convidados e fornecedores. Foi aí que depois de muita angústia e tristeza, resolvemos adiar por 6 meses. O processo de adiamento não foi fácil; achar uma data comum para todos os fornecedores, providenciar aditivos dos contratos com cada um deles, mas conseguimos uma data comum para todos: 22/05/2021. Chegando em março de 2021, nada melhorava, pelo contrário, ficava cada vez pior, o Governo proibiu a realização de festas e ficamos sem saber o que fazer, pois para nós só restavam três alternativas: adiar novamente, casar apenas no civil, desistir de tudo, mas, não queríamos nenhuma dessas opções.
Faltando uns 2 ou 3 meses para nosso casamento, numa conversa com o padre que ia nos casar, ele nos disse que Deus estava querendo nos mostrar o que realmente importa em um casamento: o amor entre nós dois. E que independente de festa, a benção Dele sempre foi o mais importante e essencial para nós, por isso, não deveríamos adiar mais ou desistir, que a gente fizesse uma cerimônia intimista para poucas pessoas, só uma parte da família e os padrinhos, que seria lindo, especial, que não teríamos preocupação com festa depois, que iria ser algo muito mais forte, importante e significativo pra nós dois. No começo, confesso que foi bem difícil, principalmente pra mim, entender e aceitar que eu poderia ter um casamento, mas em um formato que nunca quis e aos poucos, depois de muito conversar com Romário sobre isso consegui me tranquilizar e decidimos seguir a diante, apenas com a cerimônia, mas não desistimos da festa, nós a adiamos e focamos apenas na nossa cerimônia.
Como o decreto do governo no sábado (22/05/2021) só permitia cerimônia em igrejas até as 17h, resolvemos antecipar para sexta (dia 21/05/2021) para poder iniciar às 18h e ter até as 20h para realizar a cerimônia com tranquilidade. Mais uma vez, enfrentamos problemas com alguns fornecedores por causa da mudança de data, inclusive com a indisponibilidade do padre que ia nos casar. Foi quando o anjo Marcela Sotero e o Dom Marcelo surgiram em nosso caminho para nos ajudar, somado com todo suporte e apoio da Priscila, que nos tranquilizou e nos fez acreditar que tudo iria dar certo, e deu.
Sei que cada noiva pensa e age de um jeito diferente diante da pandemia, dos adiamentos, sobre cancelar e desistir, algumas conseguem se reinventar casando apenas no civil, outras, assim como eu, topam casar no religioso sem festa, colocando a festa mais pra frente junto com uma renovação, algumas não abrem mão da festa de jeito nenhum e acredito que cada uma deve fazer aquilo que se sinta bem e feliz. No meu caso, o processo até o dia do meu casamento foi muito desgastante e estressante, mas valeu a pena demais, não me arrependo de ter casado naquele formato, foi uma cerimônia linda, emocionante e inesquecível, cheia de significados para nós dois, com a bênção de Deus e diante dos nossos pais, da nossa família e dos amigos mais íntimos (padrinhos).
Agora tenho certeza que fiz a escolha certa e para quem está passando por esse turbilhão de incertezas, eu aconselho, em primeiro lugar, a não desistir do seu sonho, siga em frente. Se para você o mais importante é casar com o homem que você escolheu pra dividir a sua vida, permita-se entender que nem sempre as coisas são como queremos, mas como Deus quer; case apenas no civil ou no religioso agora, com poucas pessoas, e depois faz uma festa ou adia pra fazer tudo junto depois, mas não desiste. Hoje estou casada e muito feliz, tenho certeza que nossa renovação com festa será muito mais curtida por nós, com mais tranquilidade e leveza, sem tanta tensão e correria que normalmente é, pois já estaremos casados e vamos apenas comemorar muito.
Checklist:
· Banda cerimônia: @orquestramaximus
· Cabelo e maquiagem: @sandrosantosofficial
· Carro da noiva: @dreamcar_pe
· Celebrante: @dommarcelo1626
· Decoração: @julianebatistta.decor, @mcdecorr
· Filmagem e fotografia: @alexandre.rmagalhaes
· Hotel: @hotelatlanteplaza
· Igreja: @paroquiaslucas
· Iluminação: @lightproiluminacoes
· Sandálias da noiva: @donarosasapatos
· Vestido da noiva: @vertnoivas