Mesmo sem conhecer Rafaela e Renan, só em olhar as fotos, é possível perceber o quanto eles são apaixonados um pelo outro e por Deus. São “pequenos” detalhes que confirmam: a Bíblia, a tatuagem no braço da noiva e a forma que ela segura o terço o tempo todo, o abraço acolhedor e paterno do noivo no padre, na comunhão do casal...
Quando Rafaela começa a contar a história deles, o que “as fotos dizem” se confirmam. Afinal, boa parte do relacionamento deles foi na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, onde hoje fazem parte da acolhida e do Grupo Jovem, e, trocaram o sim na linda manhã do sábado 15 de maio de 2021, em um missa assistida pelo pároco e orientador espiritual deles, Padre Fábio Farias. Independente de religião, o Final Feliz de Rafaela e Renan ensina, motiva e inspira qualquer casal que está a caminho do altar (e qualquer leitor).
Depoimento da noiva:
“Estamos juntos há quase nove anos, e nos conhecemos no início da minha faculdade, quando eu tinha 19 anos e Renan 20. Foi uma amiga da gente, nossa madrinha de casamento, que nos apresentou. O engraçado é que quando vi Renan pela primeira vez, eu disse a essa amiga: ‘terei alguma coisa com esse homem, não sei o quê, mas, sinto que teremos algo no futuro’. E ele conta que depois de me conhecer, pensava: “Meu Deus, que eu consiga uma mulher igual a Rafa”, e ele brinca dizendo que Ele mandou a própria. Depois de muitas conversas, saímos e ficamos pouco tempo, pois, logo começamos a namorar.
O nosso relacionamento tem duas histórias, a do começo, e a de uns seis anos atrás, quando um casal de amigos e padrinhos nos convidaram a voltar às missas. Desde aquela primeira ficamos apaixonados por Cristo e não faltamos nenhuma celebração: entramos para o Grupo Jovem da igreja que estamos todas as semanas, e às vezes mais de um dia na semana, e casamos. Eu sirvo na acolhida, no Grupo Jovem, hoje já estamos indo ao Grupo dos Casais, e impreterivelmente todos os domingos. E foi essa igreja que nos formou como noivos, e padre Fábio, que assistiu o nosso casamento, participou muito da nossa orientação espiritual, então, foi muito emocionante, ele se emocionou muito também, nós três nos emocionamos juntos.
O nosso relacionamento mudou a partir desse encontro verdadeiro com Cristo. Foi nesse sentido que o nosso amor ficou muito forte e tenho convicção de que, se não fosse por Deus, não teríamos enfrentado tudo o que enfrentamos: adiamento, incertezas, provações até o último momento, uma chuva que alagou tudo um dia antes do casamento, e eu com fé que daria tudo certo; ninguém acreditava que depois de tanto alagamento na cidade, no sábado foi aquele sol, apenas Ele explica.
Assim que noivamos, comecei a ver algumas postagens da Criativas e de imediato fiquei fã delas, via o quanto elas levam a sério o trabalho. Fomos padrinhos de casamento do primo de Renan, e Dani é minha prima distante. Então ter a família já passa mais segurança e ela me tranquilizou o tempo todo. Realmente digo que o trabalho delas comigo foi uma parceria. Quando eu decidi adiar, Dani me ajudou muito, e era assim, tudo que acontecia, pedia opinião, e ela me respondia de imediato. Trocamos muitas ideias, porque como sou da Pastoral da Acolhida, organizo as missas, o nosso casamento foi uma missa, pois, a gente se apaixonou por uma missa e o nosso casamento não poderia ser diferente, e, diante disso, conversei com Dani, expliquei todos os protocolos que estávamos seguindo, e ela prontamente seguiu e incrementou; propôs, inclusive, que fizéssemos um protocolo para as pessoas presente, ela revisou, e entregamos.
No dia, muita tranquilidade, de verdade. Eu estava tão feliz, tão feliz, que nada me abalava, nada mesmo. E Dani super parceira, me deu toda assistência necessária, ajeitava o meu vestido o tempo todo. Nós não teríamos nada, “apenas” a cerimônia, mas, como o padre disse, escolhemos a melhor festa, mas, de última hora, uma das madrinhas nos fez uma surpresa com um bolo e fomos ao hotel para fazer o corte do bolo apenas com os pais, avós e irmãos, e quando disse a Dani, ela prontamente falou: vamos tirar essa foto. E realmente ela foi e organizou tudo.; eu digo que escolhi a dedo os meus fornecedores, confiei totalmente neles, em todos, e eu não tive nenhum problema, com nenhum fornecedor.
Não sei a religião de cada noiva, mas, sei que o desejo de casar é igual. Claro que gostaríamos de celebrar com os nossos convidados, com quem não pôde ir... no dia tivemos 755 visualizações da nossa live, tinha muita gente assistindo, lógico que queríamos estar com essas pessoas, mas, nós não sentimos em momento nenhuma falta da festa. Quando pensamos em casar, visualizamos muitas coisas, temos muitos sonhos, então, a dica que dou é não desistir. A sua história é essa... a minha história foi: Deus me mostrou que eu não precisava agora dessa festa, que eu precisava viver totalmente o momento que eu vivi, então é a minha história. É a de cada uma... Realmente, se a pessoa não se sente segura, por familiares terem comorbidades ou algo do tipo, é possível fazer algo muito pequeno, mas, sem abrir mão do sonho. Eu não tive ninguém com covid depois, então, vemos que, seguindo os protocolos de segurança, o distanciamento social, é possível sim, fazer uma celebração, um casamento no civil, uma celebração religiosa, sem abrir mão do sonho. A festa conseguimos colocar mais para frente para todo mundo comemorar mais tranquilo, com mais calma, mas, o sonho não é possível adiar.
No dia do casamento é só coisa boa, e é esse sentimento, lembrar do que viveu (o momento mais feliz da minha vida, eu acredito que só será comparado quando um dia tiver um filho), então, a gente sempre voltar e lembrar daquele dia, relembrar o tanto de felicidade e realização, é o que realmente vale a pena, é o real significado de casamento.
Checklist:
· Acessórios: @fatimaroque_acessorios
· Banda cerimônia: @orquestramaximus
· Cabelo e maquiagem: @bruna_pabst
· Celebrante: @pe.fabiofarias
· Decoração: @grupokatiavarela
· Filmagem: @arthursoaresfilm
· Fotografia: @ricardonascimentophotos
· Gerador: @geramais
· Igreja: @paroquiansdaboaviagem
· Iluminação igreja: @dblightpe
· Manobrista/seguranças: RCC
· Sandálias da noiva: @donarosasapatos
· Transmissão ao vivo: @starttvlives
· Vestido da noiva: @amaisonnoivas