Mas afinal, o que significa a flor da lapela? É uma pequena flor ou arranjo de flores colocados do lado esquerdo nos ternos de padrinhos, pais, pajens, noivos e parentes que por ventura entrem no cortejo do casamento. O nome original dela é Corsage ou ainda boutnnière. Trata-se de uma tradição antiga que surgiu para diferenciar os homens que participam do cortejo dos demais convidados, bem como demonstrar a importância que eles têm para o casal.
Essas flores são feitas pelo decorador do casamento que, geralmente, também faz o buquê da noiva e das daminhas ou podem ser confeccionados por um especialista em flores.
Está em dúvida de qual flor utilizar? Bom, antigamente muito se usava o cravo, uma tradição antiga para representar o amor leal e vivo. Hoje em dia sugerimos flores menores e unidas com pequenas folhagens e que tenham cores que fiquem em harmonia com a decoração da cerimônia. Cuidado com flores muito delicadas, pois as mesmas podem murchar ou partir com o manuseio, ventos fortes e até mesmo cumprimentos (Abraços, por exemplo).
Também podemos usar jóias em formato de flor/folhagem no lugar das flores naturais. Existem empresas especializadas em banhos de metal, prata e cobre e transformam-se em lindos broches que, pós casamento, são guardados como recordação, ou usados pelas mulheres como acessório e se os padrinhos e pais forem também presenteados, já servem como a lembrança do casório.
Nos EUA usa-se também corsages para as madrinhas em formato de pequenos buquês presos por uma fita ou elástico que são amarrados no pulso esquerdo do braço. Significam o respeito e carinho que os noivos têm por elas. Podem ser naturais ou artificiais e a própria noiva pode produzir.
Para fechar, duas dicas exclusivas da Criativas e que só repassamos para nossas noivas tá? Anota no caderninho. :)
1) Meninas, lapela? O que significa esse nome? Lapela é o nome do corte do terno em que colocamos a corsage. Esse nome se popularizou e muitos chamam de l-a-p-e-l-a.
2) A gente pede para que os decoradores façam as corsages do Noivo e Pais diferenciadas dos padrinhos, existe uma tradição de que os únicos homens que tocam na noiva durante a cerimônia usam a flores diferenciadas (Não é lindo? :)). E se puderem ser iguais as do buquê da noiva, aí o significado se torna mais especial.
Então, com essas dicas, agora é hora de pensar na escolha das flores para as corsages do seu casamento, procurar inspirações, enviar para o responsável em fazê-las e arrasar no acessório que faz toda a diferença numa produção charmosa e inesquecível. :)
A seguir fotos da Criativas colocando as lapelas ou corsagens nos nossos noivos que são tão especiais. Nas fotos vocês encontrarão eventos diurnos, noturnos e modelos de lapelas diferentes. Também encontrarão a nossa equipe em ação fazendo uma das coisas que mais amamos. :)
Fotos por Daniel Siqueira