“Fazer festa é tão caro, poderia investir em uma viagem”. Essa é uma das frases que, vez por outra, nós, do mercado de eventos, ouvimos no nosso dia a dia. Sou um tanto suspeita, mas, permita-me opinar (afinal, pela tamanha convicção da resposta, escolhi viver deste “mundo encantado”). Sim, de fato, é um investimento alto, mas, pergunto: em qual viagem você conseguiria reunir os seus familiares e amigos para celebrar/comemorar mais uma etapa e/ou vitória conquistada? Como seria possível proporcionar experiências e memórias para você e para as pessoas amadas? São pelos detalhes que “não se vê” e os “investimentos gratuitos (sentimentos e lembranças)” que, sim, vale a pena festejar, independente do motivo, do tempo e da quantidade. E foi exatamente por eles que no dia 1 de outubro, fiz um bloco de Carnaval fora de época, em casa, para , junto com 80 foliões, ou melhor, convidados, celebrar os meus “40+2”.
Depoimento da aniversariante:
“Quem me conhece sabe o quanto amo criar, proporcionar experiências, ‘animar a festa antes mesmo dela começar’. Então, sempre o primeiro passo quando vou organizar alguma comemoração pessoal é pensar no tema ou na maneira que vou ‘gerar burburinho’ entre os meus convidados; principalmente a comemoração é por mais uma década - e em especial a 4ª, após ter sobrevivido a pandemia, tantas mudanças e conquistas.
Desta vez, a inspiração veio de um período que aproveitei muito, o Recifolia, Carnaval fora de época, realizado sempre em outubro (mês lindo - 03/10). Só quem viveu, seguiu o trio elétrico na avenida, ficou nos camarotes nos prédios ou no ‘corredor da folia’ sabe. Como era bom pegar as sacolas com os abadás e mamãe-sacodes (pompons), que combinavam com as bandanas e copos personalizados - tinha tudo isso no kit, mas, a diferença era a produção: naquela época, ‘as reformas (modelos)’ eram improvisadas em casa. E assim, como naqueles tempos, os meus convidados foram, aos poucos, recebendo as sacolas, com antecedência necessária para as meninas se acabarem na criatividade e produção dos looks, aos moldes de 2023.
A paleta? Cor, muita cor, afinal, o colorido é alegria, é cara de bloco, de festa, cuja lista é de “crianças com até 70 e poucos anos de idade”, mas, os com menos de 18, estão “Em Treinamento”; quem trabalhou, ops, ajudou de alguma maneira, compôs a Diretoria. Na Cela Folia a lembrança é para todos, até para desconhecidos e menos favorecidos, e são assistidos pelos projetos das igrejas de Dom Marcelo (Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos - Recife) e de Padre Walter (Santa Rita de Cássia - Camaragibe), para as quais foram doados alimentos não perecíveis - outro item que nunca falta no meu checklist: a gratidão, que, foi em forma de doação e de divulgação - assim como nos eventos se destacam os patrocinadores, os meus parceiros estiveram bem na entrada dos convidados.
E por falar no checklist, o que seria de mim sem os meus amigos / fornecedores / parceiros (não necessariamente nesta ordem), com os quais divido as emoções, alegrias e aventuras dos bastidores? Como falar deles sem ressaltar Dani, Pri e a Criativas, afinal, há quantos anos nos conhecemos? Confesso que nem sei o número exato, mas, estimo que, dos 15 da empresa, caminhamos juntas, de diferentes maneiras, há 12 mais ou menos. Quantos momentos importantes e pessoais compartilhamos umas das outras? E profissionais, então… foram tantos que nem sei!!!
Em outros eventos costumo definir a data a partir da disponibilidade de Dani, mas, desta vez, confesso, fui pedir contato de um fornecedor que não conhecia e fui logo surpreendida: “amiga, quero te ajudar, não só com isso, mas, com a assessoria e cerimonial da festa, caso já não tenha (ela com toda ética e discrição que Deus mandou pra ela e quem a conhece há de concordar comigo)”. Sem nem pensar respondi: “amiga, será uma festa simples, em casa, nem tinha pensado, mas, como negar um presente seu? E aceitei, claro; quanta honra a minha”. Foi basicamente assim que, mais uma vez, eu, minha família e convidados contamos com todo cuidado e atenção, mas, com o plus das presenças de Dani, Pri, Mauria e Robson, o “quarteto amado da Criativas”, e dos braços deles Eli e Ridja; eita, que privilégio o meu!!!
Nem preciso dizer que, a partir daí, a festa começou a crescer, em todos os sentidos, principalmente naqueles que “não têm preço”. Como a aniversariante posso dizer que não me preocupei com absolutamente nada no dia, ao contrário, até tentei ajudar, mas, não fui autorizada (rsrsrsrs); Graças a Deus, e a Dani e a Eli, que acompanharam a montagem, pude aproveitar bastante, com toda tranquilidade e segurança do mundo, o momento de beleza ao lado da minha mãe, e sentir a alegria da surpresa de ver a festa montada. No início houve alguns imprevistos, mas, com a competência da coordenação e dos demais fornecedores, tudo foi conversado, debatido e solucionado da melhor maneira possível - por isso, invistam em profissionais nos quais vocês confiam, para que se unam, caso haja surpresas inesperadas.
Que o meu Final Feliz incentive e inspire vocês a proporcionarem muitas tardes de domingos, como foi aquele: mais uma página para o meu álbum de momentos e felizes memórias com os meus familiares e amigos.
Checklist:
Acessórios Marcela: @rubysemijoiasrecife, @laurinhamarinhoatelie
Bandanas - @ateliersublimatico
Bandas: @maxsantosofc_ , @edsonaraujo.oficial
Beleza Marcela: @sandrosantosofficial
Bolo: @taniabonfimbolos
Buffet: @buffetlgomesfest
Cadeiras e mesas: @sentafesta
Canecas personalizadas: @donnarodriguespersonalizados
Chopp: @choppbrasil
Decoração - @marinasoterodecoracao
Doces: @belaccioly.doceria, @docebolinha, @lilliandamata
Espumantes - @casaperini
Filmagem: @linkdigitalfilmes
Fotografia: @antoniofelixfotografos
Identidade olfativa: @leparfumaromes
Identidade visual - @flow.estudiodesign
Iluminação cênica: @luzearteventos
Limpeza e segurança:@clean.servicerecife
Placas: @triadvisual
Sacolas e papelaria: @ednabatistaconvites_
Sandálias Marcela: @donarosasapatos
Seleção musical: @rlimoni
Sonorização: @kleyson_arcoverde
Vestido Marcela: @vertsophistique